Desespero

Governador Carlos Moisés disse nesta sexta-feira que os respiradores tão polêmicos foram comprados em um momento de desespero. Deixou a entender que foi esse desespero que provocou atropelos na compra e o pagamento antecipado. Em seguida, visivelmente contrariado, sugeriu que empresários que são anunciantes dos veículos de comunicação de Santa Catarina deem um “Cala Boca” na imprensa. “Liberdade de imprensa é uma coisa, o que se está fazendo em Santa Catarina é outra. E os senhores podem me ajudar muito. Fica o meu apelo. Os senhores tem propaganda, comerciais, vendem seus produtos em todos estes veículos”, disparou Moisés.

A CPI

Ainda sobre o caso dos respiradores, a CPI que apura o caso começa a trabalhar mais intensamente a partir da próxima semana. Deputados garantem que o indicio de irregularidades é grande. O MP, a propósito, já encaminhou pedido de prisão de pelo menos seis envolvidos”.

Projeção indica 18 mil casos

Secretário Acélio Casagrande se reuniu com o prefeito Clésio Salvaro em uma coletiva virtual para apresentar os números da nova pesquisa com aplicação de testes aleatórios na cidade de Criciúma. Para que você possa entender a pesquisa, tem basicamente a mesma metodologia de uma pesquisa eleitoral. A diferença é que ao invés de responder uma pergunta a pessoa faz um exame. O princípio, no entanto, é o mesmo. A amostragem que testa positivo indica o percentual da população que teria tido o contato com o vírus. Por estes dados, Criciúma teria hoje 17.916 casos. Em comparação com a pesquisa anterior o crescimento foi de 270%. Dado que, segundo o secretário Acélio Casagrandde, demonstra a necessidade da população redobrar os cuidados.

Carros parados

Dados divulgados pela Associação Brasileira dos Revendedores de veículos teve um primeiro quadrimestre péssimo. Número de novos emplacamentos em Santa Catarina caiu 22%. O pior cenário foi por aqui, com queda de 26%. No cenário nacional a indústria automobilística teve o pior desempenho desde 1957. Resultados do Coronavírus. Isso impacta toda a cadeia. Muitas revendas podem fechar as portas e ainda há a questão relacionada a nossa indústria metal mecânica que a reboque também será atingida.

Saiu da pauta

Câmara de Vereadores de Criciúma ia votar na sexta-feira (8) o projeto que poderia permitir a volta do transporte coletivo na segunda-feira. Mas não rolou. Uma ação movida pelas empresas de transporte acabou sendo indeferida pela Justiça da Comarca de Criciúma e sem esse suporte o projeto teria pouco efeito. Por isso ele acabou saindo da pauta, a sessão não foi realizada e tudo permanece parado.

Auxílio

As agências dos Correios vão ajudar no cadastramento para o auxílio emergencial a quem tiver dificuldades de acessar o aplicativo e o site da Caixa Econômica. O Ministério da Cidadania fez um acordo com a empresa pública para auxiliar esse processo. Em Criciúma profissionais da Secretaria de Assistência Social tem auxiliado com dificuldade no processo de cadastramento

E impeachment

Moisés também vai enfrentar na semana que em um pedido de impeachment que será protocolado na Alesc. Cenário nebuloso para o governador de Santa Catarina que chegou surfando na onda e agora paga por sua inexperiência.