Participação é gratuita para os que estão na linha de frente da pandemia do novo coronavírus
Criciúma
Os profissionais de saúde, que atuam na linha de frente da pandemia, contam com novos serviços da Unesc para cuidar do corpo e da mente. As iniciativas “Cuidando de quem cuida” e “Terapias Alternativas” somam-se ao “Programa Acolher Unesc Covid-19”, com o objetivo de zelar pela saúde das pessoas. Os novos projetos também são oferecidos aos professores e funcionários da Instituição.
Coordenado pelo curso de Enfermagem, “Cuidado de quem cuida” promove encontros diários e gratuitos, todos os dias da semana, por meio de ferramentas virtuais. Reik, relaxamento mental e físico e escuta qualificada integram a programação. “O planejamento da iniciativa buscou atender os horários 12h30 e 22h30, identificados por meio de uma pesquisa como os mais adequados aos profissionais da saúde”, explica a coordenadora do curso, Ioná Vieira Bez Birolo.
Ela completa ressaltando a importância do profissional, imerso em uma rotina de luta neste momento de pandemia, buscar este momento para cuidar de si. “No horário de intervalo, ele poderá ter uma palavra de conforto, orientação sobre uma técnica relaxante e uma prática alternativa como o Reiki. Minutos de grande importância para sua saúde”, afirma.
Nas segundas, quintas e domingo haverá “Escuta qualificada”; nas terças e sábados, “Reiki”; e nas quartas e sextas, “Técnicas de relaxamento”. Para participar basta clicar no QRCode desta página e guardar o link para os dias e horários (12h30 e 22h30) definidos.
Atendimento presencial
Em alternativa aos serviços online, o CER (Centro Especializado em Reabilitação) atuará de forma presencial, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, com sete especialidades nas “Terapias Alternativas” e atendimento psicológico.
Massoterapia, terapia manual, relaxamento, auriculoterapia, aromaterapia, imposição de mãos, e Barra de access serão oferecidos gratuitamente. “As iniciativas tiveram origem em uma leitura do cenário e a percepção de que os colaboradores e profissionais da saúde precisavam de apoio, tanto nas questões que melhorem a qualidade de vida, quanto a uma escuta qualificada presencial”, destaca a coordenadora das Clínicas Integradas e do CER, Mágada Tessmann.
Para agendar uma avaliação, que antecede o atendimento, o interessado deve entrar em contato no telefone (48) 3431-4538.
Acolher Unesc Covid-19 é para toda a comunidade
Disponível para toda a comunidade, com a finalidade de oferecer acolhimento e apoio psicológico para as pessoas em situação de sofrimento psíquico por conta do isolamento social, o Programa Acolher Unesc Covid-19 disponibiliza, no total, 36 psicólogos vinculados ao curso de Psicologia, ao programa de mestrado em Saúde Coletiva, ao programa de Residência em Saúde Coletiva e ao Acolher Unesc, ação lançada em 2019 como foco no atendimento aos estudantes e, diante do cenário atual, ampliado em novo formato para toda a comunidade.
O serviço pode ser acessado de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, pelo contato (48) 99644-1887.
Para solicitar o atendimento de escuta psicológica qualificada, o usuário do serviço deve enviar uma mensagem de texto na ferramenta WhatsApp, dizendo “Oi” e escolhendo, em seguida, a opção 5.
Todos os profissionais da universidade envolvidos no projeto são cadastrados junto ao Conselho Regional de Psicologia. Os atendimentos são gratuitos e garantem o sigilo e as normas éticas de atendimento online.