Na quarta-feira (15) passou a ser obrigatório o uso de máscaras a todos que precisarem sair de casa

Içara e Criciúma

No último boletim divulgado pela prefeitura no fim da tarde de ontem (16), Içara apresentou um aumento no número de casos suspeitos da Covid-19. De 11, anunciados no dia anterior, o município registra agora 17 casos. Na quarta-feira (15) passou a ser obrigatório o uso de máscaras a todos que precisarem sair de casa. Nos estabelecimentos comerciais, que voltaram a ser abertos no início da semana, só é permitido a entrada se possuir o acessório de proteção.

Içara segue com oito casos confirmados para o novo coronavírus e o número de monitorados subiu de 32 para 38 pacientes. Atualmente, apenas um leito do Hospital São Donato está ocupado com suspeito da doença, uma mulher de 75 anos. Ela não se encontra na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e aguarda o resultado do exame pelo Laboratório Central (Lacen-SC).

Já na UTI, o hospital mantém um homem de 65 anos, que já teve descartado o coronavírus, mas continua na unidade por apresentar problemas respiratórios. Um paciente de Içara, de 35 anos, e outro de Balneário Rincão, de 60, foram liberados esta semana para cumprir isolamento domiciliar.

Em Criciúma, 62 casos

Criciúma está com 62 casos de Covid-19 confirmados, conforme dados repassados pelo secretário de Saúde Acélio Casagrande no fim da tarde de ontem. “Temos dois pacientes ainda em UTI e 14 já se recuperaram”, enumerou. “Havia duas profissionais da saúde que estavam em UTI, entubadas, e não estão mais entubadas”, comemorou.

Segundo Casagrande, os respiradores fazem muita diferença. “Já temos 45 leitos de UTI no Hospital São José preparados, temos mais 40 com espaço esperando respirador, queremos chegar a 90″, comentou.

No Estado tem 926 casos

Santa Catarina chegou ao número de 926 casos confirmados e 30 mortes causadas pelo novo coronavírus. A atualização foi divulgada pelo governador Carlos Moisés. O número de casos confirmados representa um aumento de 4,7% em relação ao dia anterior.

O novo óbito é um homem de 49 anos, de São José, na Grande Florianópolis, que tinha comorbidades. O número de municípios com pelo menos um morador com confirmação de infecção por coronavírus aumentou para 90. Arabutã, Armazém, Concórdia, Lindóia do Sul, Nova Veneza e Pouso Redondo entraram para a lista de cidades com casos confirmados.

O estado tem 98 pacientes em unidades de terapia intensiva (UTI) para Covid-19, entre casos confirmados e suspeitos. Desses, 67 estão utilizando ventiladores mecânicos. Desde o início da pandemia, 129 pessoas já tiveram alta da UTI para leitos de enfermaria.