Lentidão no Bolsa Família

Pelo menos 800 famílias de Criciúma estão aguardando para começar a receber o benefício do bolsa família. A informação é do secretário Paulo Cesar Bitencourt. São pessoas que se enquadram para receber o benefício, mas que estão sem o dinheiro por conta da lentidão e da burocracia do Governo Federal. Enquanto o dinheiro não chega, eles sobrevivem com o apoio do próprio município via programas como o Renda Mínima. Os números são de Criciúma, mas se repetem em várias cidades da região e Brasil afora. A lista de espera no país é de meio milhão de pessoas. “Também é preciso destacar que cada vez mais os recursos destinados ao social, seja do Governo do Estado, seja do Governo Federal, estão encolhendo. É muito preocupante porque essa transferência de renda é fundamental para que famílias possam atravessar um período de dificuldade e possam sair da condição de vulnerabilidade”.

De saída

Secretário Paulo Cesar Bitencourt confirmou ontem que se desliga do governo de Criciúma até o final de março. Vai disputar pelo PSDB uma vaga no legislativo da cidade.

Arquivamento

Deputado Rodrigo Minotto me disse nesta quarta-feira, durante entrevista à Massa FM, que a tendência é o arquivamento do processo de impeachment apresentado contra o governador Carlos Moisés. “Contra o governador Raimundo Colombo foram protocolados pelo menos 60 processos semelhantes a este. Qualquer cidadão tem o direito de questionar a administração, mas o processo só vai seguir se tiver sustentação e não me parece ser este o caso”.

Elogios

Durante a entrevista, Minotto fez um apanhado de conquistas obtidas pelo Sul e fez questão de elogiar a postura do governador Carlos Moisés. “Mesmo sem a experiência, ele liberou recursos e obras importantes para a região e tem feito um governo de corte de gastos. Acredito que em 2020 os números tendem a ser ainda melhores”, avalia.

Candidato

Minotto falou também sobre o processo eleitoral deste ano. Lembrou que o PDT pretende participar do pleito em várias cidades da região. “Nosso grande desafio é garantir a presença do partido nos legislativos em um ano sem coligação nas proporcionais”. O próprio Minotto confirmou a condição de pré-candidato ao governo de Criciúma. “Mas estamos conversando com as entidades, com as lideranças para saber o que a população quer. Não é uma candidatura impositiva. Quero colaborar”.

Condenado

Município do Balneário Rincão foi condenado em primeira instância, em ação movida pelo Ministério Público, por não cumprir a lei de transparência. Se a condenação for mantida o município paga de multa mais de 370 mil reais.

Erro

Ontem na coluna falei de condenação que os ex-prefeitos Gentil, Heitor e Júlio sofreram do tribunal de contas do estado por conta de dívidas na conta de energia. Tudo certo, apenas errei a cooperativa. A dívida não era com a Cooperaliança e sim com a Cermoful.

Na disputa

O atual presidente da Câmara de Içara, Rodrigues Mendes, o Sapinho, confirmou que vai tentar mais uma vez a vaga no legislativo. “Já estamos trabalhando para isso”.

Casa nova

Sapinho espera concluir até março o lançamento do edital para a compra da sede própria do legislativo. São pelo menos três prédios que estão sendo sondados pelo legislativo como opção para compra. Tendência é que a opção acabe sendo mesmo pelo prédio onde hoje já funciona o legislativo. Orientação do TCE deve ser neste sentido porque a medida vai ser mais barata para os cofres públicos.

Praça no Planalto

Bairro Planalto deve ganhar este ano uma praça de lazer. A licitação já está em curso e o investimento em aporte de emenda parlamentar do deputado Vampiro. Detalhes da obra foram discutidos ontem pelo presidente da Câmara Rodrigues Mendes Sapinho e o secretário de Planejamento Arnaldo Lodetti Jr. “Também falamos sobre a praça do Presidente Vargas. Até o fim de fevereiro ela vai ser inaugurada”, afirma Sapinho.

No comando

Deputado Luiz Fernando Cardoso reuniu vereadores e lideranças do MDB da região no Balneário RIncão para falar de política. Quem esteve presente ao encontro garante que o deputado está, de fato, próximo de assumir a liderança do governo na Assembleia Legislativo. Convite de Carlos Moisés já foi feito.