Aliança

O PSL de Içara já fala como Aliança, novo partido de Jair Bolsonaro. No entanto, as lideranças locais sabem que dificilmente a nova legenda vai ficar legalmente pronta a tempo de concorrer na próxima eleição. “Sabemos que teremos uma grande dificuldade para isso”, admite Marcos Viscardi. Mesmo assim, o partido trabalha para ter candidato na eleição deste ano. A saída seria uma legenda transitória. “Para que a gente possa compor, fazer uma coligação até que o Aliança seja oficializado. Certo é que vamos compor na majoritária e vamos ter candidatos a vereador. Temos bons partidos que são de direita, conservadores e que abriram as portas para nós. Então vamos migrar para esse partido caso a aliança não fique pronta. Já temos uma boa lista de vereadores. Certo é que não vamos participar pelo PSL. O 17 está descartado”, ressalta.

As alternativas

Viscardi afirma que existem dois partidos que já fizeram o convite e estão sendo analisados. Entre as opções estão o PL e o PR. A tendência é que a tal migração acabe acontecendo mesmo para o partido de Jorginho Mello. O senador catarinense é muito próximo do presidente Jair Bolsonaro e, em Criciúma, deve trabalhar a eleição aliado com os nomes do PSL. Deve fazer todo esse processo em parceria com o deputado Federal Daniel Freitas. Logo a tendência é que os dois partidos também se abracem em Içara.

Entre Arnaldo e Sandro

O MDB de Içara fez na quinta-feira sua primeira reunião do ano. Na pauta, claro, o processo eleitoral deste ano. Segundo Fernando Mazzuchetti, que comanda a legenda, foi uma reunião muito proveitosa e participativa. Neste encontro ficou acertado que os dois pré-candidatos do MDB ao governo de Içara são o vice prefeito Sandro Giassi Serafim e o secretário de Planejamento Arnaldinho Lodetti. “Foi um ótimo encontro e que terminou com esta deliberação. Acredito que são dois nomes excelentes e quem for o escolhido vai representar muito bem o partido”, argumenta Fernando. A tendência é que nos próximos meses o nome único seja definido. Segundo o presidente do partido, a pesquisa será um fator importante na definição do nome, mas não o determinante. “Vamos levar em conta outros fatores. Um deles é a capacidade de agregar novos partidos além de outros pontos. Também vamos fazer uma pesquisa qualitativa para conseguir mensurar quem tem mais chances de vitória. Em último caso o diretório é soberano”, pontua.

IPTU

A partir do próximo dia 15, o Governo de Criciúma começa a gerar os carnês do IPTU 2020. As guias devem ser retiradas pela internet, no site do Governo de Criciúma, por meio do link www.criciuma.sc.gov.br, ou em pontos físicos distribuídos pela cidade. Os munícipes que queiram quitar o IPTU em cota única têm até o dia 28 de fevereiro para efetuar o pagamento. Neste ano volta a cobrança da taxa do lixo no Carnê do IPTU.

Saúde financeira

Prefeito Murialdo esteve na sexta-feira no Microfone Aberto da Massa FM. Participou do Bom Dia Prefeito. Aproveitou o programa para destacar mais uma vez o repasse de 50% do IPTU para o Hospital São Donato. “Uma medida que foi garantida graças a sensibilidade da atual administração e a saúde financeira do município. Tomara que outras cidades tomem o mesmo caminho”.

Em março

Rua Henrique Lage só deve ficar pronta em março. Informação é do Paço Municipal. Obra acabou se mostrando mais complexa do que os responsáveis pela obra imaginavam. Pavimentação da Três Ribeirões vai acabar sendo concluída antes.

Dos parques

Após a inauguração do Parque Altair Guidi, Criciúma tenta atrair para si o título de cidade catarinense dos parques. Prefeito Clésio Salvaro garante que não há em nenhuma outra cidade de Santa Catarina tantos parques com tanta qualidade como tem Criciúma.

Despedida

Içara se despediu do ex-vereador Venício Martins. Ficou 12 anos sendo tratado pelo Hospital São Donato. Venício, que também foi presidente da Câmara, foi o responsável pelo projeto que transformou o Rincão em Distrito.