Conselho do Idoso do Balneário Rincão apresenta projeto

87

População com mais de 60 anos ou mais na praia já correspondem a 36% da população

Os idosos (60 anos ou mais) do Balneário Rincão correspondem a 36% da população. Este dado foi apresentado pelo Conselho Municipal do Idoso, que se reuniu ontem com os vereadores Mauri Viana, Luiz Carlos Pinto, Vidal dos Santos e João Picollo, e com o vice-prefeito Luiz Laurindo, para apresentar o projeto “Nossos Idosos Centenários”.

O projeto, segundo o presidente do conselho, Gilberto Taraskevicius, pretende homenagear os idosos com mais de 90 anos, a fim de estimular a cidadania, criar novas oportunidades, estimular a autoestima, além de fazê-los compartilhar experiências.

Taraskevivius explica que, conforme o Estatuto do Idoso, cabe ao conselho fazer valer os direitos da pessoa idosa junto aos órgãos públicos e privados do município. “O fato do idoso se sentir importante, sendo recolocado no convívio social ou permanecendo nele, é de grande valia”.

O presidente da Câmara, vereador Mauri Viana, achou o projeto muito interessante e colocou-se à disposição do Conselho Municipal do Idoso. “Nosso município oferece aos idosos qualidade de vida em função dos recursos naturais da praia, e ainda vem melhorando a segurança e tomando medidas para melhorar o atendimento na saúde, o que serve de chamariz para que outros idosos se estabeleçam por aqui”, argumentou o vereador.

Taraskevivius contou ainda que o conselho está lutando pela contratação de um médico geriatra junto à administração municipal. “Mas cabe a nós também garantir melhorias quanto aos quesitos segurança e saúde”, complementou o presidente do conselho.