Médicos compõem quadro nas Unidades de Saúde em Içara

63

Todas as unidades estão com médicos disponíveis

Um dos maiores problemas da saúde de Içara, nos últimos meses, foi resolvido. A secretária de Saúde de Içara, Jaqueline dos Santos, confirmou que todos os médicos já estão contratados para atuarem em todas as Unidades de Saúde do município.

“A última médica começou definitivamente os trabalhos. Ela estava agilizando as questões de papelada para contratação e se apresentou na unidade para começar o trabalho”, conta Jaqueline. Dessa forma, volta à normalidade o quadro de médicos, que estava com déficit após a saída dos médicos do Programa Mais Médicos.

“Nós tínhamos sete médicos para contratar após da saída dos médicos que passaram nas provas de residência e foram fazer as suas especialidades. Então a gente teve aquela dificuldade de contratação e ficamos quatro meses à procura”, lembra a secretária.

De acordo com ela, o que facilitou a contratação desses médicos foi a da formatura da turma de Medicina da Unesc. “Muitos fizeram formatura de gabinete e já foram para Florianópolis buscar o CRM no mesmo dia para poder ser contratado pelo processo seletivo que a gente fez em junho”, explica.

Ainda há preocupação

Ela ressalta que a preocupação ainda existe. Isso porque no fim do ano, novas provas de residência acontecerão e os médicos das Unidades de Saúde que são aprovados nas provas de residência acabam deixando o município. “É algo que acontece em todos os municípios e isso é a preocupação de todos os secretários e todas as administrações da região”, conta.

Unidades de Saúde

Em Içara, duas Unidades de Saúde contavam com déficit de médicos, mas já estão com os seus respectivos médicos: o bairro Nossa senhora de Fátima e a Vila Nova.

“Essa médica que começou com a gente nessa segunda-feira. Ela vai entrar no lugar de uma médica que entrou em férias. Agora ela vai cobrir férias, mas depois ela vai ser o segundo médico (reforço) dos bairros Aurora e Vila Nova”, explica.

Segundo ela, as duas unidades vão contar com reforço médico por determinação do prefeito, que analisou e viu a necessidade em razão da demanda de pacientes para que haja mais uma médica para compor as equipes destes bairros.

Os bairros Elizabete e Jaqueline já contam com um médico de apoio aos que já atendem em cada um dos dois bairros. “Tem uma médica contratada 40 horas que realiza reforço 20 horas no Jaqueline e 20 horas no bairro Elizabeth, porque tem uma demanda maior do que os outros bairros”, afirma a secretária.

Além disso, o bairro Primeiro de Maio também conta com dois médicos, pois, segundo a secretária, essa unidade é a de maior número de habitantes abrangidos.