Programa da Coordenadoria Municipal da Juventude de Criciúma disponibilizará capacitação nos bairros Cristo Redentor, Tereza Cristina e Vila Miguel
A Coordenadoria Municipal da Juventude de Criciúma está lançando o Motiva Jovem. O projeto tem por objetivo despertar o empreendedorismo nos jovens criciumenses e oferecer treinamento e capacitação. A ação disponibilizará capacitação para o empreendedorismo sem custo nos bairros Cristo Redentor, Tereza Cristina e Vila Miguel.
O programa conta com a parceria institucional da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), Associação de Jovens Empreendedores (AJE) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Jovem e será realizado nos Centro de Referência de Assistência Social (Cras) desses bairros.
O treinamento terá 40 horas de duração e contará com aulas de Introdução ao Empreendedorismo, Plano de Negócios, Planejamento Estratégico, Marketing e Inovação, Gestão de Pessoas, Administração Financeira e Redes Sociais para Negócios.
Todos os professores serão voluntários e referência em seus setores. Por fim, os participantes farão visitas à Casa do Empreendedor, na Prefeitura Municipal, onde poderão entender o processo para abertura de empresa, além de conhecerem ACIC e CDL, por meio da parceria com AJE e CDL Jovem.
A primeira edição será no Cras Tereza Cristina entre os dias 8 e 19 de julho; a segunda, no Cras Vila Miguel, entre os dias 5 e 16 de agosto. A edição que encerra esta temporada do programa será de 9 a 20 de setembro no Cras Cristo Redentor. Qualquer criciumense poderá se inscrever, não somente aqueles ligados aos bairros que os Cras referidos compreendem.
“O papel do poder público também é oferecer oportunidade de crescimento e desenvolvimento ao cidadão. Cabe aos moradores de cada uma dessas localidades agarrar essa chance com vontade e dedicação. Juntos podemos transformar a realidade de muitas famílias, gerando emprego, capacitação e crescimento pessoal e profissional”, declarou o prefeito Clésio Salvaro.
As inscrições para a edição do Tereza Cristina estão abertas, no próprio Cras. “Esperamos um bom número de participantes, pois é uma grande oportunidade de crescimento para aqueles que sonham em ter seu próprio negócio. Nosso principal objetivo é fazer com que eles também tenham o suporte para realizarem seus sonhos”, frisou Nícola Martins, que responde pela Coordenadoria Municipal da Juventude, além da Fundação Municipal de Esportes (FME).
“Nosso público alvo são jovens de 16 a 29 anos, que tenham vontade de empreender ou já empreenderam. Mas, nada impede que um empreendedor que não esteja nesta faixa etária participe do programa. Basta fazer a inscrição e, caso haja vaga, poderá ser convidado a participar”, completou Nícola.