Na primeira passagem pelo clube pernambucano, técnico içarense conquistou dois títulos
Milton Mendes está de volta ao Santa Cruz. O treinador içarense acertou o retorno ao time pernambucano para a disputa da Série C do Campeonato Brasileiro. O técnico chegou ontem à tarde a Recife, com o objetivo é repetir a trajetória vitoriosa da primeira passagem, em 2016, quando conquistou dois títulos.
No Santa Cruz, Milton conquistou a Copa do Nordeste de 2016, título até então inédito, além do Campeonato Pernambucano do mesmo ano. Naquela mesma temporada, teve um bom início na Série A do Brasileiro, mas o rendimento do time foi caindo e o técnico acabou demitido – o Santa Cruz acabaria rebaixado. Foram 12 vitórias, 9 empates e 11 derrotas em 32 jogos, aproveitamento de 46,87% de aproveitamento na passagem.
O Santa Cruz não vive bom momento na Série C. Foram quatro rodadas disputadas, com três empates e uma derrota. Os resultados deixam o Tricolor na lanterna do grupo A da competição. A tendência é que Milton comande o time já contra o ABC, sábado, no Arruda.
“Milton Mendes não era o nosso número um. Era número zero, nossa principal aposta desde que começamos a conversar. Ele tem um carinho grande pelo Santa e nós somos amigos. Há muito tempo que a gente vem conversando, temos uma relação muito boa. E eu também aproveitava para falar a ele da nossa situação difícil, esperando que ele compreendesse… E ele compreendeu no fim das contas. É um cara que conhece o clube”, destacou o presidente do clube, Constantino Júnior.
O último trabalho do treinador foi no Sport, em 2018. Ele tentou evitar o rebaixamento do clube para a Série B do Brasileiro e até conseguiu uma reação – teve 50% de aproveitamento à frente da equipe – mas não conseguiu tirar o time da degola. Desde então, Milton estava sem clube.
Passagem de muitas emoções
A primeira passagem de Milton Cruz pelo Santa Cruz foi curta, mas intensa. Em quatro meses, levantou taças e colecionou polêmicas, quando deu uma cabeçada no auxiliar do Bahia em um jogo da Copa do Nordeste.
Na época, o estilo do treinador chamou a atenção, já que ele fazia apostas com o elenco. Com metas batidas, os jogadores ganhavam churrascos. E deu certo.
Na competição regional, o içarense deu ao Santa Cruz a única Copa do Nordeste de sua história. E se isso o deixou com um bom prestígio com o torcedor, o amor aumentou ainda mais quando garantiu o título pernambucano na mesma semana.
Na Série A, o início foi excelente. O time goleou nas duas primeiras partidas em casa – como no 4 a 1 sobre o Cruzeiro e chegou a liderar a tabela por duas rodadas. O que veio na sequência, no entanto, não foi tão agradável. O time caiu bastante de rendimento a partir dali. O Santa Cruz não conseguiu se recuperar na Série A e Milton Mendes acabou pedindo demissão no começo de agosto, após derrota por 2 a 1 para o São Paulo, no Arruda.