Intenção também é promover o desenvolvimento dos pequenos negócios. Criciúma e Içara receberão o evento

Com o objetivo de levar o maior volume possível de informações sobre gestão de negócios aos Microempreendedores Individuais (MEIs), o Sebrae realiza, em todo o país, a Semana do MEI. Além disto, a intenção também é promover o desenvolvimento dos pequenos negócios. A iniciativa será realizada do dia 20 a 24 deste mês.

No Sul catarinense, as ações acontecerão nas regionais de Criciúma e Tubarão e contam com a parceria da Credisol, OSCIP de microcrédito da região Sul. De acordo com o analista do Sebrae/SC, João Alexandre Guze, o evento é voltado para MEIs que estejam com seus negócios devidamente registrados e em funcionamento.

“Via de regra, os microempreendedores costumam dominar a parte técnica do negócio e não a gestão do negócio de forma completa. A Semana do MEI foi criada para auxiliar nisso, sendo mais um esforço do Sebrae para ficar mais próximo do MEI, é uma oportunidade para buscar melhorias que permitem, efetivamente, alcançar melhores resultados e evoluir o negócio”, salienta Guze.

Segundo o analista, o MEI é a forma de registro que mais cresce no Brasil, e a intenção do evento é dar mais capacitação ao empresário, para que seu negócio prospere. “Ele vai aprender como se posicionar no mercado, adotar ferramentas de gestão que facilitem seu dia a dia, pois sabemos que quem tem esse negócio, tem um dia muito corrido. Tentamos entregar algumas situações que facilitem seu dia a dia e ajudem a crescer”, conta.

Para todos os públicos

Guze explica, ainda, que os municípios receberão as mais variadas oficinas. “Serão abordados assuntos relacionados à administração do negócio, gestão financeira, empreendedorismo. Também sobre como identificar oportunidades de negócio, a importância da gestão financeira para tomar decisões com mais segurança, para que o empreendedor saiba onde investir e de que forma investir, entre outros temas”, adianta.

Todas as ações da Semana do MEI são gratuitas. Cada oficina é limitada a 40 pessoas e inicia às 19 horas. Interessados em participar podem entrar em contato através do telefone 0800-570-0800 para fazer a inscrição e obter mais informações. A inscrição também pode ser feita diretamente com a agência do Sebrae em Criciúma, por meio do telefone (48) 3403.2200.

Empreender na dificuldade

Muitos dos empresários que se registraram como MEI passaram a empreender pelas dificuldades que o Brasil enfrenta na geração de empregos. E de acordo o analista do Sebrae, é necessário um planejamento para que o negócio cresça.

“O emprego está cada vez mais difícil. E se não tem emprego, as pessoas vão buscar alternativas de conseguir renda. E em épocas de crise, aumenta o número de pessoas que abrem pela necessidade. E na necessidade, acaba comentado erros como o local, concorrência, custos, como abrir a empresa e trazer o cliente. Tudo o que ele poder discutir com pessoas que conheçam desse segmento. Que o empresário busque alternativas para conseguir empreender de forma menos arriscada e que esse negócio se desenvolva”, completa.

O MEI

O Microempreendedor Individual (MEI), é a pessoa que trabalha por sua própria conta e que se legaliza como microempreendedor. Trata-se de uma categoria com burocracia reduzida e facilidade para abertura e manutenção.

Para se enquadrar na categoria de MEI, é preciso ter, atualmente, como limite de faturamento, R$ 81 mil por ano, não podendo ter participação em outra empresa como sócio ou titular e possuir no máximo um empregado com salário limitado ao mínimo vigente ou o piso da categoria. O MEI também é isento de tributos federais (Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL).

Datas das oficinas:

Içara

22/05, às 19h, Auditório Cooperaliança;

Criciúma

21/05, às 19h, Auditório do Sebrae,

23/05, às 19h, Auditório Colégio João Frasetto, Sta Luzia;