Coronel Darci Rodrigues vai para a reserva remunerada e entrega o cargo para tenente coronel Inácio

A solenidade dos 184 anos de aniversário da Polícia Militar de Santa Catarina, ocorrida na sexta-feira foi favorável para os integrantes do GEIC de Içara, com várias promoções. O tenente coronel Darci Rodrigues foi promovido à coronel e foi para a reserva remunerada. O novo comandante da Guarnição Especial de Içara (GEIC) será Cleber da Silva Benedet Inácio, que foi promovido a tenente coronel e nesta semana será efetivado a frente da Polícia Militar do Município.

Na solenidade realizada no 9° Batalhão, foi feira a entrega de brasões de mérito pessoal, entrega de medalha de mérito por tempo de serviço, promoção de oficiais e praças da Guarnição de Içara. Também foram celebradas parcerias para a construção da segurança pública. O 1° tenente Tiago foi promovido a capitão.

Estado

Em Florianópolis, o governador Carlos Moisés acompanhou o evento e recebeu a comenda Barriga Verde, a ordem mais elevada concedida pela instituição. Em uma noite de homenagens, condecorações a civis e militares e promoções, o governador também deflagrou, com o comandante-geral da PMSC, coronel Araújo Gomes, a Operação Presentes e Protegendo – Leste a Oeste. A ação tem o objetivo de proteger as principais áreas de fronteira de Santa Catarina.

“Além de receber essa homenagem, também queremos reafirmar o nosso compromisso com a Polícia Militar de Santa Catarina, de dar continuidade a todas as ações que vêm apresentando excelente resultado, inclusive com redução dos índices de criminalidade”, afirmou o governador.

Moisés também destacou o bem-sucedido trabalho de gestão colegiada da segurança pública. “As nossas polícias têm demonstrado que têm sido eficientes e isso muito nos orgulha por estarmos em meio a tropa que é preparada para o atendimento, tem vontade de trabalhar e prestar um serviço público de qualidade”, destacou.

Tecnologia

O comandante-geral da PMSC, coronel Araújo Gomes, reforçou o compromisso da corporação com a segurança dos catarinenses. “Quando olhamos para trás, vemos a história como um legado a ser preservado. Quando olhamos à frente, vemos os resultados do presente, com a redução da criminalidade e do medo que a sociedade enfrenta e o aumento da confiança na nossa instituição como possibilidade de continuar avançando com inovação, integração e tecnologia”, afirmou. Com a operação deflagrada na noite desta sexta-feira, 3, a PMSC intensifica a segurança em pontos do Litoral e da fronteira com a Argentina.

“A PM é uma instituição que se reinventa a cada dia. A tecnologia e a inovação são marcos de projetos já premiados, mas que nos permitem pensar em fazer mais com menos e criar novas ferramentas que nos permitam ampliar o gerenciamento de informações e nossa capacidade de inteligência”, acrescentou o comandante-geral.