O Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Içara tem nova diretoria formada. Com Washington Pereira na presidência do Conselho, a nova equipe é composta também por Luiz Silvestre Barro na vice-presidência, Karla Vicente e Ivan Réus como primeira e segundo secretários, respectivamente, e Cleber da Silva na Diretoria Social e de Assuntos Comunitários.

Na Comissão de Ética e Disciplina, Gilberto Procópio Lima, Adriana Rocha e Filipe Serafim completam a equipe. “A nossa intenção é ter mais aproximação ainda com as polícias e bombeiros, para verificar o que eles precisam no momento para reforçar tanto o efetivo como equipamentos que aprimorem o trabalho da segurança pública”, indica Pereira, que é policial militar da reserva.

“Além disso, vamos conversar com os presidentes e lideranças de bairros para sabermos quais as principais necessidades da população no momento com relação à segurança”, acrescenta.

Uma das principais bandeiras do atual conselho é transformar a Guarnição Especial da Polícia Militar (GEIC) em batalhão da PM. “A gente percebe que quando se fala em Guarnição Especial de Içara, dá aquela sensação de que está vinculado ao Batalhão de Criciúma. Então a gente quer fortalecer a ideia dos comandantes para termos um status de batalhão, que irá nos ajudar muito até para, no futuro próximo, termos a possibilidade de trazer uma escola de formação militar no município”, projeta Pereira.

Planos

A intenção de buscar apoio para a ampliação e até mesmo construção de mais uma unidade física do Corpo de Bombeiros em Içara é demonstrada pelo presidente eleito do Conseg. Segundo ele, com o aumento estrutural, a representatividade institucional aumenta e facilita na solicitação do aumento de efetivo para a cidade.

“Queremos também trazer no mínimo uma Delegacia de Investigação Especializada da Polícia Civil para o município e reforçar o efetivo atual. Paralelo a isso, vamos dar continuidade ao excelente trabalho realizado pelo Celso (da Silva) durante seis anos na presidência do Conseg, com ações relacionadas à segurança no trânsito, Rede de Vizinhos e às urnas de sugestões, críticas e denúncias distribuídas pela cidade”, conta o presidente eleito.

Posse

A nova diretoriaserá empossada no dia 26 de março. Até lá, segundo Washington Pereira, a equipe vai focar no evento de posse para convidar autoridades e profissionais ligados à segurança pública para aproximar ainda mais o conselho junto às autoridades responsáveis do município.

“Depois disso, vamos ver a possibilidade de solicitar mais efetivo policial para suprir todas as necessidades das comunidades. Pois só assim poderemos agir em conjunto entre população e órgãos de segurança pública para aperfeiçoarmos a questão da segurança em Içara”, aponta.

Ex-presidente avalia seis anos à frente do colegiado

Após três eleições à frente do Conseg de Içara, Celso Luiz da Silva, que esteve na presidência desde 2013, avalia o período como positivo e de muitas conquistas para o município na área da segurança pública.
“Estou muito satisfeito e com alegria enorme, porque nesses seis anos o Conseg cresceu muito e a comunidade também ficou mais otimista na questão da segurança pública”, ressalta.

Dentre as ações realizadas pelo conselho estão palestras de conscientização contra as drogas, criação da urna de sugestões e críticas distribuídas nas comunidades, ações de conscientização e respeito na Semana Nacional do Trânsito, solicitação de reforço no efetivo policial e equipamentos de monitoramento.

“Os professores e os pais dos alunos também sempre elogiaram as ações do Conselho nas escolas e isso nos deixa muito satisfeitos”, diz Silva. De acordo com o ex-presidente do conselho, foram efetuadas algumas prisões de criminosos a partir das denúncias sigilosas realizadas pela população nas urnas distribuídas pela cidade.
“Eu só tenho a agradecer a todos que contribuíram para o fortalecimento do trabalho realizado pelo conselho e que, consequentemente, contribuiu para a segurança de Içara”, conclui.