A alta temporada atrai mais pessoas à orla de Balneário Rincão, consequentemente, aumenta a produção de resíduos sólidos durante o verão, e boa parte desse lixo acaba tendo como destino a areia da praia. A fim de evitar isso, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) intensificou os trabalhos de limpeza pública.

Para atender o aumento na demanda, o serviço de coleta foi reforçado e é realizado com mais frequência nesta época. “São três caminhões, mais cinco licitados para a temporada, que passam por oito bairros no município. Em locais com maior fluxo, como o Centro, a coleta ocorre diariamente”, diz o coordenador do Samae, Jorge Dory da Luz.

Houve também a instalação de 140 lixeiras ao longo da orla e, segundo ele, a contribuição de moradores e visitantes está sendo fundamental para manter a cidade limpa.

“Em vista dos outros anos, as pessoas estão colaborando e respeitando muito mais. Tem algumas que estão chamando a atenção ‘olha, não joga lixo aí, coloca na lixeira’. Claro que tem aqueles que no sábado e domingo fazem festas e descartam na faixa de areia”, afirma o coordenador.

O órgão também conta com o apoio de máquinas que auxiliam na limpeza da orla. “Temos um trator de apoio. Quando tem dias chuvosos, vem sujeiras da Barra Velha, Arroio, Torneiro. Então passamos com ele arrastando essa sujeira até as dunas, onde uma vez por semana passa um caminhão e recolhe”, explica.

 

Multa

 

O despejo de resíduos sólidos em áreas públicas, terrenos baldios, ou locais que diferem de uma lixeira ou ponto de coleta pode ocasionar transmissão de doenças, poluição do solo, além do mau cheiro e da proliferação de mosquitos, moscas, ratos e baratas.

A fim de evitar esses possíveis problemas, a prefeitura está monitorando e em alguns casos até multando os donos de terrenos, conforme o coordenador.

“A prefeitura está indo em muitos terrenos abandonados que têm lixos jogados, principalmente os localizados no Centro. Eles conversam, orientam a população que pode dar baratas, ratos e outros bichos. Mas tem alguns casos que são multados”, reforça.

 

Mais de 100 notificações

 

Até o início de fevereiro, mais de 100 notificações já haviam sido aplicadas, conforme a Lei Municipal 375/18. Dos primeiros 50 proprietários notificados para que regularizassem a situação dos terrenos no prazo de dez dias, sem aplicação de multas, apenas cinco realizaram a limpeza. Entre os outros 53, dez regularizaram a situação.

Para os proprietários que não cumpriram a notificação, foi expedido auto de infração e reaberto o prazo de dez dias para apresentarem defesa e realizarem a limpeza do terreno ou início da construção das calçadas. Os proprietários que limparam os terrenos dentro do prazo para apresentação de defesa, receberam 30% de desconto na multa.

“Estamos recebendo muitas denúncias de terrenos em má conservação e nossa equipe está realizando as notificações. Pedimos aos donos dos terrenos que fiquem atentos e limpem para que possamos ter uma cidade organizada”, solicita o procurador do município, Gabriel Schonfelder.