Médico nas empresas

O vereador Laudo Calegari deve apresentar nos próximos dias no Legislativo de Içara um projeto para reforçar a atenção à saúde. Ele quer que um médico do município possa atuar nas empresas da cidade. A intenção é permitir que os trabalhadores, que têm dificuldade em acessar as unidades básicas de saúde, em função do horário de trabalho, possam ser atendidos. O assunto já foi discutido com o prefeito Murialdo Gastaldon e agora deve ser levado ao Legislativo. “Entendo que é uma maneira de ajudar as pessoas que não conseguem sair para uma consulta no horário normal, mas também é uma maneira de auxiliar as empresas. Elas não vão precisar que os trabalhadores se ausentem de suas funções e ainda vão garantir trabalhadores com a saúde em dia e isso representa um ganho para o setor produtivo”, justifica.

Definida

A Câmara de Vereadores de Içara deve definir até o final desta semana o comando das Comissões Permanentes que atuam na Casa. Pelo que está encaminhado, Flávio Felisberto ficará com o comando da Comissão de Orçamento, Laudo Calegari ficará no comando da Comissão de Saúde, Alex Michels será o presidente da Comissão de Constituição e Justiça e a de Serviços Urbanos ficará sob a tutela de Pedro Mazzuchetti. Também já está definido que Marcio Toretti será o novo líder da bancada do MDB. A Câmara de Vereadores de Içara retoma suas atividades na próxima semana.

Até sexta-feira

Foi o prazo estabelecido pelo prefeito Murialdo Gastaldon para definir a situação do vereador Geraldo Baldissera. Ele foi convidado para ir à Secretaria de Serviços Públicos, mas ainda não se definiu. Baldissera gostaria de encarar o desafio em uma outra pasta. Se ele recusar, Murialdo vai em busca de um novo nome.

Fiscalizando

Equipes da Vigilância Epidemiológica de Içara estão reforçando as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. Trabalho foi reforçado depois do registro de casos de dengue na capital. Neste ano, Içara ainda não registrou nenhum foco do mosquito. “Mas cidades vizinhas registraram e por isso o trabalho precisa ser reforçado”, explica a enfermeira Laura Maté. Em paralelo a isso, a Vigilância também tem reforçado o trabalho de vacinação contra a febre amarela.

Liberado

Presidente Jair Bolsonaro já está liberado do hospital. Recebeu alta na tarde dessa quarta-feira e voltou a Brasília. Com o retorno dele às atividades, ainda que de maneira lenta, a pauta mais polêmica deste primeiro semestre deve ser encaminhada ao Congresso. Texto da reforma da Previdência está praticamente pronto, resta ajustar apenas o item idade mínima.

No busão

Vereador Dailto Feuser protocolou projeto na Câmara de Criciúma para tentar reforçar o conforto dos usuários do transporte coletivo da cidade. “Queremos que as empresas implantem ar condicionado nos coletivos. O calor intenso dos últimos meses mostra o quanto é complicado andar nos coletivos sem os equipamentos. Esse projeto é, na verdade, uma maneira de deixar o serviço mais atrativo. Precisamos incentivar o transporte coletivo e esse é um dos caminhos”, argumenta.

Questionou

O vereador Zairo Casagrande (PSD) apresentou na sessão de terça-feira requerimento ao Executivo questionando quanto à necessidade da obra de rebaixamento da avenida Centenário em frente ao terminal rodoviário, no Centro da cidade. Na avaliação do vereador, o projeto é desnecessário e vai jogar pelo ralo recursos públicos. “Essa obra não justifica seu custo/benefício. Tem obra mais barata, que traria o mesmo benefício. Por isso o questionamento”, explica Casagrande.

Mordomia

A extinção da ajuda de custo para os parlamentares fazerem suas mudanças para o Distrito Federal ou de retorno ao seu estado natal foi sugerida pelo senador Flávio Arns (Rede-PR). O senador apresentou um Projeto de Decreto Legislativo (PDL 17/2019) propondo a extinção dessa verba, concedida no início e no final de cada mandato parlamentar. O auxílio, pago até mesmo aos reeleitos, equivale a um salário. A bagatela de R$ 33 mil.