As temperaturas dos últimos dias não impulsionaram apenas os termômetros, que na região marcaram 40ºC, mas também o consumo de bebidas em geral, provocando um aumento significativo na venda dos produtos. A procura foi tanta que algumas distribuidoras de água mineral chegaram a acumular uma fila de espera de três horas para a entrega.

Conforme Barbara Fernandes Costa, administradora de uma distribuidora localizada no bairro Jardim Elizabete, em Içara, as vendas aumentaram significativamente na semana passada, que teve dias de calor intenso. “Em comparação ao próprio verão, nós tivemos um incremento de 20 a 25% nessa última semana”, afirma.

Nicole Cassettari também registrou elevação nas vendas da distribuidora que administra no Centro de Criciúma. “Teve um aumento bem grande nas vendas com esses dias quentes. Ocorreu inclusive alguma falta devido à demanda, mas logo a fábrica supriu a necessidade”, conta.

Em uma rede de supermercados com sede em Içara, o crescimento no setor de bebidas no mês passado foi 25% maior, comparado com janeiro de 2018, de acordo com o coordenador comercial da empresa, Renato Cesino.

“O crescimento nas vendas se deve, em parte, às temperaturas mais altas registradas durante o mês. Mas o incremento considera também a instalação da nova operação de um atacado em Araranguá, que abriu um novo canal de vendas em uma região litorânea, estimulando o consumo maior de líquidos”, avalia Cesino.

Nas vendas do setor, de acordo com ele, a maior participação é de cervejas – mais de 40% das bebidas comercializadas –, seguida de refrigerantes (20%).

 

Projeção de crescimento também para março

 

O retorno às aulas e ao trabalho provoca uma expectativa de crescimento também para março, quanto às vendas de galões de 20 litros de água mineral e de garrafinhas de água com gás de 500 ml.

“A expectativa é positiva com o fim das férias, e o retorno das aulas, porque sempre cresce as vendas e dá uma melhorada”, relata Barbara Fernandes Costa, administradora de uma distribuidora localizada no bairro Jardim Elizabete, em Içara.

Segundo ela, março costuma ser o mês com o maior volume de vendas. “Em razão da estabilização da rotina das pessoas na cidade, da volta das empresas, que costumam dar férias aos funcionários no final e início de ano”, aponta.

Nicole Cassettari, administradora de uma distribuidora de Criciúma, também acredita no crescimento das vendas nas próximas semanas, devido ao retorno de moradores à cidade após o período de veraneio. “A expectativa é de aumento, porque agora tem muita gente na praia, e quando começarem a voltar a tendência é aumentar”, lembra.

Proprietário de uma distribuidora de bebidas no bairro Liri, em Içara, Marcos Richetti, também projeta incremento no volume comercializado. “A perspectiva é muito boa, com a expansão da marca. A tendência é que para este ano aumentem as vendas”, afirma.

De acordo com ele, o calor dos últimos dias não favoreceu as vendas da empresa, tendo em vista que as altas temperaturas provocam a permanência das pessoas em, evitando assim que elas consumam bebidas nos estabelecimentos onde distribui.

“O reflexo das altas temperaturas em bebidas não é favorável, porque inibe as pessoas de saírem de casa. É semelhante ao inverno. As temperaturas extremas não são favoráveis, porque as pessoas se movimentam pouco. Elas consomem mais, porém não muita cerveja, por exemplo, que é o nosso foco”, explica.