O fim de semana será de comemorações no âmbito religioso em Balneário Rincão. A comunidade católica local renderá homenagens à padroeira da cidade, Nossa Senhora dos Navegantes, em programação que inicia nesta sexta-feira e encerrará no domingo. As celebrações também marcam o primeiro aniversário da Paróquia São Francisco de Assis, instituída oficialmente na última edição da festa em honra à santa.

A abertura das festividades ocorre às 19 horas desta sexta, com a missa de coroação de Nossa Senhora e também a celebração de um ano da criação da paróquia, na Igreja Nossa Senhora dos Navegantes, no Centro.

No sábado, dando continuidade à programação, acontece a procissão motorizada partindo da igreja às 19 horas e seguindo até o Centro da cidade. O retorno está previsto para antes das 20 horas, horário em que ocorre a missa e bênção das velas. Em seguida, por volta das 21 horas, acontece a coroação da rainha da festa e uma ação entre amigos, no salão da paróquia, ao lado da igreja.

A cartela tem o custo de R$ 5 e pode ser comprada na hora do evento ou antecipadamente na Paróquia São Francisco de Assis e com os integrantes do Conselho da Pastoral da Comunidade (CPC). O primeiro prêmio do bingo é um forno elétrico; o segundo um micro-ondas; o terceiro uma jarra elétrica; o quarto uma panela de pressão e o quinto um ventilador. Também serão sorteados mais alguns prêmios extras.

O encerramento será no domingo. Às 10h30min, o pároco, padre Bento Ailton Zilli, conduzirá, a missa festiva e bênção da garganta, também na Igreja Nossa Senhora dos Navegantes. Após a celebração, no salão paroquial, será promovido um almoço com kit churrasco no valor de R$ 25. O tíquete pode ser comprado nos mesmos locais da cartela de bingo.

 

Expectativa

 

“Para as missas, nós esperamos que lote a igreja. Na parte social estamos vendendo bem o almoço e as cartelas de bingo. Então, esperamos que dê bastante gente”, declara a coordenadora litúrgica da pastoral, Sandra da Silva Santos.

Todo o dinheiro arrecado nas vendas da festa será destinado à construção da casa paroquial, que servirá para a moradia do pároco e abrigará outros serviços. “A gente está procurando arrecadar dinheiro para a construção da casa paroquial, porque requer um valor alto porque é uma casa de dois pisos. Então nossa meta é aplicar todo o valor na casa. Nós já temos o terreno para a construção. Ele fica nos fundos da paróquia. São sete lotes e em um desses vamos construir”, informa Benilde Heidemann Ribeiro, coordenadora financeira da paróquia.