Maior número de infrações registradas pela Polícia Militar de Balneário Rincão diz respeito a imprudências no trânsito

Balneário Rincão

Embora a temporada esteja apenas em seu início, Balneário Rincão já passou pelo primeiro grande teste. Mas, mesmo com o elevado número de visitantes durante a Virada de Ano, o Réveillon transcorreu sem maiores incidentes em relação à segurança. Conforme a Polícia Militar, os únicos números que preocupam neste começo de temporada referem-se ao trânsito.

“Houve bastantes casos no que diz respeito à imprudência no trânsito. Nós registramos também pessoas dirigindo sem a devida habilitação, a grande maioria eram os próprios proprietários do veículo”, relata o comandante da PM no município, sargento Reginaldo Rzatki.

Segundo ele, ocorrências de embriaguez ao volante também foram registradas. “Nós temos o etilômetro (equipamento responsável pelo teste do bafômetro), que auxilia o nosso trabalho. Nós esperávamos mais registros nas festas de fim de ano, que é uma época que possuem mais casos de embriaguez, no entanto, foram bem poucos”, considera.

Conforme o sargento, a polícia mantém as ações preventivas, intensificadas com a chegada de reforços no efetivo e equipamentos, com a Operação Veraneio. “Nós estamos fazendo um trabalho criterioso para evitar que haja descumprimento das normas de trânsito. A prefeitura fechou os pontos de acesso à orla para evitar que veículos entrem na praia e também sinalizou, inclusive ficou bem sinalizado. Nós também temos um quadrículo que utilizamos para monitorar a orla, há vigilância das 8 às 20 horas, com o objetivo de coibir a entrada de veículos na faixa de areia”, emenda o militar.

Entorpecentes

As apreensões por porte de drogas ilícitas ocorreram com frequência no município, entretanto, nas apreensões a polícia encontrou poucas gramas das substâncias, não caracterizando tráfico, conforme Rztaki. “As ocorrências por entorpecentes envolveram principalmente a questão da maconha, mas foram aprendidos em pouca quantidade, um cigarro às vezes, poucas gramas”, comenta.

Segurança aliada ao turismo

A segurança é mais um atrativo para veranistas e turistas optarem pelas praias e lagoas do município, de acordo com o comandante da PM. “O prefeito (Jairo Custódio) e nós (Polícia Militar) estamos bem contentes”, indica o comandante.

Ele lembra que este ano ainda não foi registrado nenhum homicídio em Balneário Rincão. “Também não houve brigas de vizinhos, rixas, brigas de gangues”, cita.

Mesmo em relação a um problema antigo, o abuso no volume do som, o militar destaca que há pouca incidência na cidade. “Como todos os anos, tem os casos de perturbação do sossego, geralmente são músicas altas. Os fogos de artifício foram bem poucos, porque a prefeitura não incentivou a prática. Por exemplo, nesse Réveillon não teve show pirotécnico (financiado pelo município)”, ressalta.