Evento ocorrerá na próxima quarta-feira, 20, com a presença do tenente-coronel Diógenes Martins Munhoz, na Acic

Criciúma

A Rede de Proteção à Vida (RPV) promove na próxima quarta-feira, 20, em alusão ao Setembro Amarelo, palestra com o tenente-coronel Diógenes Martins Munhoz, membro da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção ao Suicídio. O evento ocorrerá na sede da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), a partir das 20 horas, com o tema “Abordagem humanizada a tentativas de suicídio”. A palestra tem entrada gratuita, com a contribuição de alimentos não perecíveis que posteriormente, serão destinados à Cruz Vermelha de Criciúma.

“Cada um de nós necessita conhecer mais sobre tão delicado assunto: o suicídio. Dessa forma, teremos melhores condições para buscar ajuda, se estivermos num momento difícil da vida, emocionalmente falando, ou ainda poderemos oferecer nosso apoio, se estivermos frente a alguma pessoa em situação de risco emocional e de vida”, ressalta o secretário-geral da RPV, Roberto Caldas.

“Nesse sentido, a RPV traz a Criciúma uma verdadeira autoridade no assunto, que com linguagem simples e acessível a todos nos brindará com conhecimento, experiência e, sobretudo, motivação para seguir a vida, independentemente dos problemas que ela nos ofereça”, acrescenta.

Caldas também reforça a importância do mês dedicado ao assunto. “No Setembro Amarelo, é tempo de disseminar informações sobre todos os apoios existentes, mostrando às pessoas que para tudo existe uma saída e a saúde mental e emocional podem, sim, ser reequilibradas, rumo ao bem-estar que tanto deseja-se”, aponta.

“Em 2013, Antônio Geraldo da Silva, presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), deu notoriedade e colocou no calendário nacional a campanha internacional Setembro Amarelo. E, desde 2014, a ABP e o Conselho Federal de Medicina – CFM divulgam e conquistam parceiros no Brasil inteiro com essa linda campanha”, explica.

Dados

De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde – OMS, em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois, com isso, estima-se mais de 1 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.

Sobre o palestrante

O tenente-coronel Diógenes Martins Munhoz é idealizador da Técnica e do Curso de Abordagem Técnica a Tentativas de Suicídio, membro da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio (Abeps), professor do Instituto Vita Alere de Prevenção e Posvenção de Suicídio e cofundador do Instituto Brasileiro de Abordagem Humanizada a Tentativas de Suicídio.