Triatleta do Mampituba fala da emoção de completar o Ironman Brasil

2

Uma das provas mais difíceis do mundo ocorre neste final de semana em Florianópolis

Criciúma

“A sensação é inexplicável”. Assim, a advogada, Patrícia dos Reis, resume o sentimento de completar a maior prova de triathlon do mundo: o Ironman. A prova ocorreu neste final de semana na praia de Jurerê, em Florianópolis.

“A parte mental sem sombra de dúvidas foi a que mais pesou, se manter positiva, pensar em tudo, como foi o processo até chegar naquele momento. Sempre que tinha dor, vontade de parar eu chegava nos amigos, no treinador, no meu marido e outras pessoas que estavam ali que não conhecia, que estavam torcendo junto, vibrando junto. Era como se fosse uma renovação dessa energia para mais 10 km para frente”, conta ela.

Foram meses de preparação específica para completar os 3,8 km de natação, 180,2 km de ciclismo e 42,2 km de corrida do Ironman na categoria 35 a 39 anos. Porém a caminhada na equipe de Triathlon da Sociedade Recreativa Mampituba iniciou há três anos.

“Foram meses de trajetória até cruzar aquela linha de chegada. Na hora que você passa vem aquele suspiro e transborda tudo nos olhos. Então é essa sensação maravilhosa e ao mesmo tempo aterrorizante. Porém muito gostosa quando passa tudo, quando tu lembras de tudo que passou até cruzar aquele pórtico. É inexplicável”, lembra Patrícia.

Além da importância do trabalho técnico desenvolvido pela equipe de Triathlon do Mampituba. Uma frase auxiliou Patrícia completar toda a prova em 13h20min56s, sendo 1h11min30s de natação, 7h07min36s de ciclismo e 4h48min28s de corrida.

“‘Uma vida sem desafios não vale a pena ser vivida’, dizia Sócrates. Vocês não têm ideia de como isso me ajudou durante todo o percurso, porque são horas e horas de muito esforço, suor, lágrimas, risadas, pensamentos, enfim, passa muita coisa na nossa cabeça”, destaca a triatleta.