Acic, Forcri, CDL e Regional da Fiesc reuniram a imprensa para apresentar desejos da classe empresarial para os futuros mandatários

Criciúma

Representantes da Acic, Forcri, CDL e Regional da Fiesc reuniram a imprensa na tarde de ontem (9) para apresentar detalhes das prioridades elencadas pela classe empresarial para o futuro mandato. As propostas compõe uma cartilha que foi produzida pela entidade e que será repassada aos candidatos que disputam vaga na Assembleia Legislativa, Senado, Câmara dos Deputados e o Governo Estadual. “São pautas regionais. Temas de grande relevância e que são fundamentais para o desenvolvimento da nossa região e melhoria da qualidade de vida da população”, destaca o presidente da Acic, Valcir Zanette.

Na pauta, a preocupação com a manutenção da representatividade do Sul. “Corremos risco de perder representantes. Muitos candidatos não vão para disputa ou mudaram de cargo. Também temos um grande número de concorrentes o que pode fazer com que a região perca força. Nossa luta também é para que a sociedade mantenha a sua consciência sobre a importância de votar em candidatos do Sul”, ressaltou o presidente do Forcri, o publicitário Jairton Manique Barreto.

Segundo ele, as prioridades foram divididas em temas e serão entregues aos candidatos e seus representantes. “São temas que vão da Infraestrutura ao Turismo, passando pela Educação, Segurança, saúde e a questão Tributária. Esse material produzido pelas entidades vão estar a disposição de maneira on-line, mas também será repassado aos candidatos e os seus representantes para que fique claro as bandeiras que queremos que sejam defendidas”, ressalta.

Na infraestrutura, a cartilha cobra dos candidatos o aumento da capacidade do gasoduto Brasil-Bolívia, incentivar as fontes alternativas de energia, conclusão da BR-285, a extensão da Via Rápida até o Balneário Rincão, a duplicação da SC-445, projeto de triplicação da BR-101, a privatização do Aeroporto Regional de Jaguaruna e a busca por novos voos, além de investimentos no Porto de Imbituba e no modal ferroviário.

Na educação, as lideranças empresariais cobram projeto para estimular a permanência dos alunos em sala de aula, equipamentos de tecnologia em escolas públicas, ensino de línguas estrangeiras e aulas de robótica, criação de metas para o Saeb, acesso a programas de empreendedorismo, municipalizar o ensino médio e capacitar os profissionais em novas ferramentas de aprendizagem.

A cartilha estabelece ainda metas para a saúde, como revisão da tabela SUS e fortalecimento da rede hospitalar e ainda a garantia do serviço aeromédico. Há pautas relacionadas também a reforma administrativa, reforma tributária, revisão dos tetos do simples estadual e federal, aumento no efetivo da Polícia Civil e da PM, e apoio a um plano integrado de turismo.