Trecho da BR-101 Sul de Santa Catarina está mais segura e tem mais apoio ao motorista com a concessão

Da Redação

No último dia 7 de agosto (domingo), a CCR ViaCosteira completou dois anos de concessão da BR-101Sul/SC. Desde então, a concessionária vem promovendo melhorias já fazem toda a diferença para quem trafega pela rodovia, garantindo mais segurança e conforto durante o trajeto.

Entre as principais melhorias já realizadas pela concessionária estão a recuperação de 370 km do pavimento, com a utilização de mais de 165 mil toneladas de massa asfáltica, a implantação de mais de 4 mil novas placas de sinalização, bem como a revitalização de sinalização horizontal e vertical já existente. Ainda, os serviços de conservação com capina, roçada e retirada de resíduos, recomposição dos sistemas de drenagem também contribuem para uma rodovia mais segura e tráfego fluido.

Aliado a todas essas intervenções, as obras realizadas na faixa de domínio beneficiam, também, as comunidades lindeiras à rodovia. Atualmente, a CCR ViaCosteira promove a readequação de oito acessos, recuperação de taludes, revitalização de viadutos e passarelas, entre outras intervenções.

Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU)

Também no dia 7, porém de fevereiro de 2021, a concessionária iniciou a operação do seu Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU). A estrutura é composta por quatro bases fixas de atendimento com toda infraestrutura necessária para dar apoio aos usuários da rodovia, com banheiros com acessibilidade, área de descanso, bebedor, micro-ondas, totem de atendimento, entre outras.

As equipes são formadas por médicos, enfermeiros, socorristas e profissionais especializados que trabalham 24 horas para oferecer todo tipo de apoio necessário ao usuário da rodovia. São 19 viaturas dispostas nas quatro bases de atendimento, sendo: 6 ambulâncias, das quais 2 são UTI’s móveis, 5 guinchos entre leves e pesados, 6 viaturas de inspeção de tráfego, 2 caminhões para apreensão de animais, 2 caminhões de combate a incêndio e duas minis pás carregadeiras para atendimento a incidentes.

Em caso de qualquer ocorrência, toda essa estrutura é acionada pelo Centro de Controle Operacional (CCO), que recebe os chamados e, imediatamente, avisa as equipes mais próximas para que o atendimento ocorra no menor tempo possível.

Além disso, as viaturas de inspeção percorrem toda a extensão da rodovia, dividida em trechos, também 24 horas por dia. Se durante o percurso, a equipe visualizar qualquer fato incomum na rodovia ou algum usuário necessitando de apoio, eles realizam o primeiro atendimento e ficam à disposição do cliente.

Até agora, são quase 65 mil atendimentos por meio do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) ao longo dos 220 quilômetros sob administração, entre Paulo Lopes e Passo de Torres.

Ainda, no último mês, a CCR ViaCosteira implantou seus 10 novos painéis eletrônicos de mensagens fixos (PMVs) em locais estratégicos da rodovia, mais um recurso que irá auxiliar a comunicação com os motoristas, em tempo real, sobre as condições da rodovia.

Para entrar em contato, o usuário tem disponíveis o site www.ccrviacosteira.com.br, o aplicativo CCR Rodovias Sul, disponível para iOS e Android, o número do Disque CCR ViaCosteira que também atende ligação de celular a cobrar 0800 255 55 50 e o WhatsApp onde o cliente deve salvar o número (48) 3211-3130 na agenda de contatos.