São Donato

Os italianos de Bérgamo demonstravam aos içarenses uma enorme fé a São Donato. A imagem do Santo foi comprada pelos moradores da Primeira Linha, Içara, S.C. Partes do corpo foi adquirido em Bérgamo, Itália.  Os imigrantes trouxeram as mãos e a cabeça de madeira, sendo que foi montado o Santo pelo Senhor Nino Colle. Os imigrantes italianos chegaram na comunidade de Primeira Linha em 1892. Vieram na busca de uma vida melhor, abandonando Bérgamo, Vêneto, Belluno, Treviso entre outros. Conforme é passado de geração em geração, Santos Valvassori, pai de Hilda Colle, como não tinha dinheiro para ajudar a pagar a imagem, colocou-se à disposição de ir até Criciúma de carro de boi levar e buscar a imagem do São Donato. Após estar benzido e pronto para colocá-la na capela, os católicos o acompanharam a pé até Criciúma, ida e vinda em forma de procissão, sendo que a imagem de São Donato seguia à frente.

Em 1909, na primeira capela de madeira de São Donato, a missa com o padre João Canônico, situada a mais ou menos 1500 metros (da Rua Vitória) em direção à Primeira Linha São João, que pertencia a Criciúma. Estas informações constam no livro “Tombo da Matriz São José de Criciúma”. Observem que a primeira capela não causava brigas ainda, pois a comunidade era pequena e todos oravam naquele local, não era no centro e nem onde é o Hospital São Donato.                              

Em 1921, o Bispo de Florianópolis, D. Joaquim Domingues de Oliveira, veio para Içara para a missa de crisma, na capela São Donato. O Sr. João Lodetti era presidente da comissão da capela e, após a cerimônia, o Bispo se reuniu com a comissão na casa do presidente. A reunião era para discutir a construção de uma nova capela no local onde hoje está localizado o Hospital São Donato. O Sr. João Lodetti, com seus próprios recursos, começou a construção, adquirindo o material necessário. Iniciou-se, nesse mesmo ano, o desenvolvimento do município nas proximidades da estrada de ferro. Com isso, algumas famílias queriam a construção de uma nova capela nas proximidades da Estação. Pediram ao Sr. Bispo para transferir a construção da nova capela para a parte de baixo da localidade (onde funciona a Igreja Nossa Senhora da Misericórdia). O Bispo concordou também com o novo pedido sem anular o pedido anterior, ficando assim, decidida a construção de duas capelas.

Em 1923, iniciou-se a construção da capela de cima e a construção da capela de baixo, afinal o Bispo assim havia autorizado. Marcos Rovaris vendeu por cinquenta mil réis (50$000) o terreno para Mitra Diocesana de Florianópolis para a construção da capela de baixo, em 10 de julho de 1923. Não se sabe o motivo do Bispo autorizar as duas construções, imagina-se que ele não havia parado para pensar, e quando refletiu ordenou que a capela fosse construída só na parte de baixo da localidade, condenando a construção da capela de cima. Ocorriam confusões e não obedeceram ao Bispo, e as duas capelas foram construídas.                                  

“Donato era um jovem clérigo romano. Fugiu de Roma para Arezzo na (Itália Central) durante a perseguição de Juliano Apóstata (331 – 363). Foi aí ordenado sacerdote pelo Primeiro Bispo da Diocese de Arezzo – Sátiro. Na morte deste, tendo sido designado como seu sucessor pelo clero e o povo, veio a Roma onde o Papa Júlio I (337-352), o consagrou Bispo de Arezzo. Finalmente, segundo a “Passio Donati” teria sido martirizado sob o mesmo Juliano Apóstata (331-363), em ano não determinado. Donato ocupou o segundo posto, logo após Sátiro, e tradicionalmente como o 1º Bispo que Arezzo teve. Sátiro viveu na metade do século IV. Teve através dos séculos largo culto, dentro e fora da Itália. É o padroeiro da Diocese de Arezzo. Isso é tudo o que se sabe, de lendário e de certo, sobre o Padroeiro da Paróquia São Donato, de Içara. Com tão poucos dados conhecidos se compreende que até hoje, no longo espaço de 1600 anos, ninguém se tenha arrojado a escrever uma inteira Biografia sobre São Donato. É coisa que não existe. Procurei uma Biografia do Santo ou algum opúsculo ou apanhado Biográfico, mas é avis rara (ave rara) que nunca apareceu… que se abismou nos abismos da modéstia e nunca veio à luz do dia.”

(Roma, 25 de abril de 1957 – Pe. Antônio Pedro Guglielmi)              

Extraído da páginas 23, 24 e 25 do livro “Além dos Trilhos do Trem – 1961/2021 – 60 Anos de Emancipação Política de Içara (Livro 2)” – Maria de Fátima S. Pavei