Provas foram aplicadas ontem, envolvendo estudantes de 16 instituições de ensino na cidade

Içara

Estudantes de 16 instituições de ensino de Içara fizeram ontem (7) as provas da primeira etapa da 17ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (Obmep), reiterando os objetivos de revelar os talentos na área e confirmar o bom desempenho içarense na competição de conhecimento.

“Procuramos participar de todas as competições, pois é um estímulo à aprendizagem. Como professora de Matemática, fui a primeira a trazer a ideia e a escola participa desde a primeira edição, sendo a primeira a trazer medalhas para Içara”, comenta Angelita Possamai, diretora do Tranquillo Pissetti, na qual os 206 alunos matriculados a partir do sexto ano do ensino fundamental estão inscritos.

A unidade da rede municipal de Educação abriu o histórico de medalhas em 2010, conquistando duas de bronze, sendo a única medalhista também em 2012. Mais medalhas viriam em 2015, 2016, 2017 e 2018. “No ano passado, não tivemos medalhas, mas foram nove menções honrosas, o que considero muito positivo, pelo tamanho da escola e todas as dificuldades pós-pandemia”, avalia Angelita.

Lista ampliada

A partir de 2013, outras escolas municipais e da rede estadual juntaram-se à lista de medalhistas. Nas duas primeiras medalhas de ouro conquistadas por escolas da Região Carbonífera, em 2014, uma veio do Quintino Rizzieri (a outra foi de Cocal do Sul). Desde então, a escola do bairro Jardim Elizabete foi medalhista em todas as edições da Obmep.

“A expectativa é de conquistar muitas medalhas novamente, pois trabalhamos incansavelmente para isso e para encontrar os nossos talentos na Matemática”, afirma a diretora do Quintino Rizzieri, Eliane Magdalena. Na escola, 474 alunos farão a prova neste ano.

Participação

A rede municipal ainda inscreveu as escolas Angelo Zanellato, Maria Arlete Bitencourt Lodetti, Paulo Rizzieri (todas já medalhistas na olimpíada) e São Rafael.

Completam a lista de escolas públicas a Antonio Colonetti, Antonio Guglielmi Sobrinho, Ignacio Stakowski, Professora Maria da Glória e Silva, Professora Salete Scotti dos Santos, Alaide Tabalipa, Augusta Scotti Bacis, Dimer Pizzetti e Quintino Folhiarini Dajori, da rede estadual. O Colégio Cristo Rei é a única instituição privada entre as escolas inscritas situadas no município.

Provas

A prova da primeira fase é diferenciada de acordo com o nível: 1 para alunos do sexto e do sétimo ano do ensino fundamental; 2 para oitavo e nono ano também do fundamental; 3 para o ensino médio. Os estudantes que obtiveram as melhores notas se classificarão para a segunda fase, marcada para 8 de outubro. O resultado final da premiação será anunciado em 20 de dezembro.

Colaboração Andreia Limas, Canal Içara.