Saúde de Içara reforça importância da vacinação contra a gripe e o sarampo

14

Assim como em grande parte das cidades catarinenses, meta ainda não foi alcançada no município

Içara

Com a aproximação do inverno e a chegada das baixas temperaturas, é comum o aumento dos casos de doenças respiratórias. Apesar de grande parte das pessoas registrar sintomas leves, tanto a covid-19 quanto a gripe podem se agravar e, até mesmo, levar à morte. Por isso, além da imunização contra o coronavírus, os municípios seguem as campanhas contra a influenza, que inclusive já eram realizadas anualmente mesmo antes da pandemia. Mesmo assim, a procura pelas doses segue abaixo da meta, o que levou à ampliação do público-alvo. Com isso, a secretaria de Saúde de Içara reforça a importância dos imunizantes.

Para dar sequência à vacinação, a secretaria de Estado da Saúde encaminhou novas doses aos municípios. “Recebemos, no último final de semana, orientações sobre a Campanha de Vacinação, que foi prorrogada até o dia 24 de junho. As metas não foram atingidas em todo o Estado de Santa Catarina e o Governo decidiu estender e abrir a campanha para toda a população a partir dos seis meses de idade, até o final dos estoques municipais”, explicou o secretário de Saúde de Içara, Sandro Ressler, em entrevista à rádio Massa FM. “Por isso, convidamos a todos que ainda não receberam suas doses contra o sarampo e a influenza, que busquem as unidades de saúde para receber as vacinas contra estas duas patologias”, destaca.

A partir de agora, sem grupos prioritários

Ao contrário do início da campanha, agora não há mais os chamados grupos prioritários para receber as doses. “Está aberto a toda a população. Como também não atingimos a cobertura mínima vacinal, temos doses disponíveis à população nas unidades de saúde”, explica, informando que o município conta com dez salas de vacina em funcionamento abertas para a imunização. “Estive, na última sexta-feira, no bairro Cristo Rei, e vi uma boa procura das pessoas querendo fazer sua vacina. Que assim seja em todas as unidades”, projeta.

O secretário lembra ainda a importância de combater as duas doenças. “Precisamos proteger nossas crianças principalmente do sarampo, mas temos visto casos importantes de gripe”, afirma, frisando a alta ocupação de leitos de unidades de terapia intensiva (UTI) em Santa Catarina. “Estivemos em contato com a Regional de Saúde nesse final de semana e confirmamos a alta demanda por esses leitos, grande parte com síndromes respiratórias não ligadas à covid-19. Seriam pessoas que poderiam ter evitado essa situação com a vacina”, enfatiza.

A imunização contra a gripe é indicada a todos os grupos, com exceção das pessoas que têm alergia grave ao ovo. “É uma vacina segura, que por muitos anos é aplicada em nossa população, com um processo de sempre se moderniza para cobrir novas variantes”, salienta.

Covid-19: vacinas seguem disponíveis

Ao mesmo tempo em que as atenções se voltam à gripe e ao sarampo, segue a imunização contra a covid-19. “Temos um percentual de pessoas não vacinadas ou que não completaram o ciclo vacinal. Estamos avançando na distribuição das doses de reforço”, ressalta, informando que a primeira dose de reforço está disponível para adolescentes de 12 a 17 anos, além da população adulta. “A segunda dose de reforço deve ser aplicada nas pessoas com 50 anos ou mais e também nos trabalhadores da saúde, desde que o intervalo entre o primeiro e segundo reforço seja de, pelo menos, quatro meses”, frisa.

Programa Zera Fila entrega novas autorizações

Em paralelo às campanhas de vacinação, a secretaria de Saúde de Içara prossegue com o Programa Zera Fila. “É um importante programa do Governo Municipal. Temos feito liberações de exames com frequência. Na semana passada, foram 100 autorizações para ressonâncias magnéticas e já temos novos agendamentos para novas liberações de outros procedimentos para reduzir a fila de espera do SUS”, conclui Ressler.