Entre os projetos está a 2ª edição do Prêmio Içara Sustentável e o Recicla Escola

Içara

A Prefeitura de Içara e a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundai) lançaram na tarde de ontem (2) ações para junho, mês do meio ambiente. A fundação, que completa 20 anos neste 2022, apresentou no auditório Osvaldo Duarte do Paço Municipal Ângelo Lodetti a 2ª edição do Prêmio Içara Sustentável e o projeto Recicla Escola, uma parceria com a empresa içarense Eskimó, além de outras ações propostas para o mês.

A iniciativa do Recicla Escola consiste na colocação de containers coletores de materiais recicláveis em 12 escolas, ao final da ação as escolas que mais coletaram materiais serão premiadas. A entrega dos containers já será realizada a partir da próxima segunda-feira (6), em uma parceria com a Secretaria de Educação. Já o edital com as informações das inscrições para o Prêmio Içara Sustentável, que busca premiar pessoas, empresas, entidades e escolas que possuam sistemas de gestão ambiental, já está disponível no site: fundai.sc.gov.br.

Também no evento, a administração municipal assinou com a Satc e com a Amrec o convênio para elaboração dos estudos técnicos e diagnóstico socioambiental sobre as faixas de preservação permanente a beira de rios, córregos, lagos e lagoas nas áreas urbanas consolidadas a partir da lei federal 14.285/2021. A assinatura contou com a presença do diretor administrativo e financeiro da Satc, Márcio Zanuz, e do diretor executivo da Amrec, Nelson da Silva.

“Fomos a primeira cidade da Amrec a assinar com a Satc para a realização desses estudos. Sabemos da importância desta lei que altera o Código Florestal Brasileiro. Para que possa haver o equilíbrio entre o crescimento e o meio ambiente é preciso estudar, planejar, para que se respeite o meio ambiente, mas que também não se impeça o progresso da cidade. Que este mês seja repleto de ações e avanços por uma Içara cada vez mais próspera e sustentável”, disse a prefeita Dalvania Cardoso.

Seguindo a programação proposta para o mês, no dia 11 a Fundai promove mais uma edição do Sábado Animal com feira de adoção de animais, agendamento de castração, doação de mudas no Centro da cidade. Do dia 13 a 17 a Fundai, em parceria com a Secretaria de Agricultura e a Epagri, realiza o Programa Nascente Viva, onde serão escolhidas áreas de preservação permanente e feito o reflorestamento com árvores nativas.

Do dia 20 ao dia 24 serão fixadas placas educativas em pontos estratégicos do município sobre o depósito irregular de lixo em rodovias, abandono de animais, desperdício de água, além da indicação das áreas verde e de preservação permanente. Além de limpeza de pontos da cidade com a parceria com a RAC Saneamento. No dia 27 as gestoras da Secretaria de Educação recebem uma oficina sobre a criação de papas-pilhas que vão ser confeccionadas para as escolas municipais da rede.

“São atividades pensadas para movimentar principalmente nossas crianças, a educação ambiental precisa começar cedo, nas escolas. Quem estiver em desalinhamento com a parte ambiental, em qualquer que seja o seu ramo de atuação, não tem futuro. A gente vive em um planeta onde ele dá muito para a gente, mas precisamos aprender a entender o que é dado e respeitar”, finalizou o diretor superintendente da Fundai Ibanez Aníbal Zanette.