Triatleta do Mampituba conquista terceiro lugar

13

Maior prova da modalidade no mundo foi disputada em Florianópolis no domingo (29)

Criciúma

O atleta de triathlon do Mampituba, Ciro Damiani, conquistou o 3º lugar na categoria 35 a 39 anos do IronMan Brasil. A maior prova da modalidade no mundo foi disputada em Florianópolis no domingo (29). No total seis associados atletas do Mampituba participaram da prova.

“Fomos com nosso maior número de atletas na prova do Ironman, seis no total e tivemos a primeira mulher criciumense a completar a prova com o tempo de 13h 57 minutos, a Larissa Cancelier. Todos os nossos atletas melhoraram suas marcas e os estreantes concluíram a prova dentro do tempo previsto. Ainda tivemos o primeiro podium com nosso atleta Ciro Damiani, terceiro lugar na categoria. Todos nossos atletas foram incríveis, além de superar as distâncias, superaram o frio e a chuva forte”, ressalta o técnico da equipe, Tiago Marcelino Gomes.

Segundo Damiani, o tempo de 8h e 47 min para completar a prova é resultado de muito esforço e dedicação nos treinamentos. Além da orientação da equipe técnica. “Emocionante demais. Terminar a prova nessa distância, para mim pelo menos, foi bastante tempo de dedicação. Foram oito meses de treino específico para ela. Fora tudo que já venho fazendo a vários anos. A hora que cruza a linha de chegada e vê que tudo valeu a pena, é gratificante demais”, diz o triatleta.

Com o terceiro lugar, Ciro garantiu vaga para a etapa mundial do IronMan que ocorre no Havaí. O triatleta e associado do Mampituba foi o 23º na classificação geral entre todos os 2.500 atletas de 35 países que participaram da prova. Bem como o 7º geral na categoria amador.

“Agradecer todo empenho de todo mundo que foi torcer, que mandou mensagem, pessoal que dá aquele apoio que gritou: ‘vai, vai, Ciro’. Ao Tiago, nosso treinador que não mede esforço para completarmos todos os treinos. O dia a dia que é mais difícil. Completar é difícil, mas treinar para completar é muito mais difícil. Porque a prova durou 9h, tudo bem, são 9h fazendo força. Porém a carga de treino para chegar nessas 9h pode ter certeza que passa de mil horas de treino. Então quando completa a sensação é demais”, analisa Ciro.

Participaram do IronMan Brasil, ainda, Rafael Zanatta (10h41min) , Estevan Búrigo e Silva (11h51min), Felipe Rezendes Colombo (11h55min) e Rafael Rafael Dal Bo Mazzucco (12h38min). O IronMan é composto por 3,8 km de natação, 180km de ciclismo e 42,1 km de corrida. 

“Ficamos muito felizes com a participação de nossos associados triatletas. Todos tiveram um grande resultado. Só de completar a prova já é uma grande conquista. Parabéns a toda a equipe técnica da modalidade, comandando pelo Tiago e para todos os triatletas da nossa equipe”, ressalta o diretor do Complexo Aquático do Mampituba e praticante da modalidade, Rafael Canuto.