Serviço de Convivência Vida Nova realiza com participantes com terceira idade

10

Intuito é gerar mais espaços de convivência entre gerações e aumentar o desenvolvimento das crianças e adolescentes com o conhecimento dos idosos

Criciúma

Com o intuito de gerar mais espaços de convivência entre gerações e aumentar o desenvolvimento das crianças e adolescentes com o conhecimento e as experiências que os idosos têm a oferecer, as facilitadoras do Serviço de Convivência Vida Nova, Manuela Búrigo e Priscilla Costa, realizaram uma oficina intergeracional com os participantes do Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI).

Segundo a orientadora social do Vida Nova, Regina Guessi, a realização da atividade intergeracional oferece um ambiente de troca de valores e muita aprendizagem. “Ambos os lados têm muito a contribuir em todas as áreas de conhecimento. Essa troca contribui no processo de envelhecimento saudável, na autonomia e sociabilidade, fortalecimento de vínculos e na prevenção de situações de risco social e pessoal, tão observados nos dias atuais”, destaca.

Além da oportunidade de conhecer o espaço, crianças e adolescentes participaram das oficinas violão, zumba, alongamento, jogos de mesa, bolão e informática, propostas pela equipe do Centro de Convivência.

Para Priscilla e Manuela, o contato dos participantes do Serviço de Convivência com os idosos, mostra como as diferenças podem ser elementos de valor nas relações estabelecidas. “Esse tipo de vivência é muito importante, pois possibilita a troca de afeto, experiência e fortalecimento de vínculos. Essas ações contribuem para o aprofundamento da solidariedade intergeracional, destacando o respeito ao indivíduo e à sua singularidade”, comentam as facilitadoras.

Conforme o participante Vinicius Martinho Souza, 10 anos, esse encontro de gerações beneficia o público de todas as faixas etárias, motivando o respeito e a convivência entre as gerações. “Foi uma oportunidade especial, poder ouvir histórias de quem já contribuiu muito com o desenvolvimento da sociedade. Nós enquanto participantes do Serviço de Convivência, temos o desejo de ter um espaço igual ao deles para poder fazer atividades e receber visitas. Os idosos são muito legais e fazer atividades divertidas, de acordo com suas possibilidades”, relata.