“O Brasil que dá certo”

Os três governadores do Sul estiveram em Florianópolis na manhã de ontem (23) para participar do painel “O Brasil que dá certo”, durante o 18º Congresso Catarinense de Rádio e Televisão, promovido pela Associação Catarinense de Rádio e Televisão (Acaert). Durante o encontro, Carlos Moisés, Ranolfo Vieira Junior e Carlos Massa Ratinho Júnior falaram sobre os avanços ocorridos nas gestões estaduais de Santa Catarina, do Rio Grande do Sul e do Paraná nos últimos três anos e meio.

De déficit à superávit

Sobre Santa Catarina, Moisés lembrou que o estado registrou um déficit de R$ 1,2 bilhão no ano de 2018. Essa realidade mudou entre 2019 e 2021, com seguidos superávits. O chefe do executivo catarinense também recordou o período de dificuldade passado por conta da pandemia, mas afirmou que, apesar das perdas, houve um equilíbrio entre saúde e economia. “Aqui em Santa Catarina, nós temos a menor taxa de letalidade para Covid-19 do país (1,26) e ao mesmo tempo a menor taxa de desocupação, com 4,5%. Isso demonstra um equilíbrio. Nós protegemos as vidas e conseguimos expandir o emprego. Fomos vitoriosos e hoje somos um estado que pensa no futuro”, diz Moisés.

Cartório Eleitoral

O Cartório Eleitoral de Içara recebeu mais de 800 pedidos de regularizações de cadastros entre os dias 2 e 4 de maio. Desse total, quase 700 foram feitos de forma online e 100 presencialmente. Conforme estipulado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os requerimentos precisarão agora passar por análise. O prazo vai até 3 de junho. “As pessoas que nos procuraram presencialmente são aquelas de maior idade e não tem muita familiaridade com a Internet, já a procura pelos serviços online, boa parte deles são jovens”, explicou o chefe do Cartório Eleitoral de Içara, Marcos Moraes.

Honraria da Educação

O ex-secretário da Educação e deputado estadual Luiz Fernando Vampiro receberá o Diploma de Mérito Educacional de Santa Catarina. Trata-se da maior honraria da Educação Catarinense por parte do Conselho Estadual da Educação, que será entregue hoje (24). O governador Carlos Moisés também receberá a honraria, em evento agendado para às 14 horas, no Conselho Estadual da Educação, na Capital. Vampiro comandou a secretaria de Estado da Educação por 14 meses, entre 2021 e março deste ano, promovendo o maior investimento da história da Educação catarinense, em 2021, e garantindo que Santa Catarina fosse o primeiro estado a retomar às aulas de modo presencial na pandemia.

Documentário gemellaggio

As comemorações do 30º aniversário do Gemellaggio entre Urussanga e Longarone continuam a ser realizadas no município da região carbonífera. Amanhã (25), às 19 horas, na Sociedade Recreativa Urussanga, ocorre o lançamento do documentário “Gemellaggio 30 anos”, produzido pela Goulart Filmes, através do produtor e cineasta urussanguense Yves Goulart, em parceria com a Prefeitura Municipal de Urussanga e a Comissão Organizadora das comemorações. O documentário traz “entrevistas das duas cidades-irmãs, de políticos a empresários, de estudantes a trabalhadores, que usufruem desse elo como um propósito de vida, que vai além do sanguíneo. O filme é um meio de fala e de expressão, no sentido mais amplo desse pacto, que representa oportunidade, amizade, resgate e união. Onde chegamos e o que desejamos para o futuro do Gemellaggio?”, é uma das questões que o documentário sobre os 30 anos do Pacto de Amizade firmado entre as cidades de Longarone e Urussanga, em 1991 e 1992, deve sanar. “Urussanga possui a alma de Longarone e nossa ligação é muito forte”, afirma um dos entrevistados na obra.