O governador do Estado de São Paulo, Márcio França, participa da abertura da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, com presença do ministro da Saúde, Gilberto Occhi. Local: São Paulo/SP Data: 23/04/2018 Foto: Governo do Estado de São Paulo

As 45 salas de vacinação de Criciúma estão abertas das 8 às 17 horas de segunda a sexta

Criciúma

Duas campanhas de vacinação estão sendo realizadas simultaneamente. As ações contra a influenza (gripe) e sarampo iniciaram no dia 4 de abril e seguem até o dia 3 de junho, porém o público-alvo não tem comparecido às Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A vacinação contra a gripe é destinada à população dos grupos prioritários (confira abaixo a relação completa), e a contra o sarampo, para crianças e trabalhadores da saúde. 

Em Criciúma, conforme o secretário de Saúde Arleu da Silveira, as unidades de saúde estão abertas das 8 às 17 horas de segunda a sexta-feira e as pessoas devem procurar a vacinação. “Sabemos que a chuva dos últimos dias prejudicou a campanha, mas reforçamos o pedido para que o público-alvo procure a UBS do seu bairro para aplicação da dose. As metas de cobertura vacinal são de 90% para a influenza e 95% para o sarampo. Todas as 45 salas de vacinação da cidade estão abertas, e os profissionais de Criciúma farão sua parte para ajudar a alcançarmos essas taxas nacionalmente”, comentou.

Estão sendo vacinados contra a gripe os idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde e crianças de seis meses a menores cinco anos; e contra o sarampo as crianças de seis meses a menores de cinco anos e os trabalhadores da saúde. A lista completa de quem pode receber a vacina contra a gripe apresenta gestantes e puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento e Forças Armadas, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade.

Números até o momento das campanhas

Sarampo
Trabalhadores da saúde: 2.021doses 34.62%
Crianças: 1.992 doses 16.14%

Influenza
Idoso: 13.006 doses 39.68%
Trabalhadores da saúde:1.951 doses 33.42%
Crianças: 1.991 doses 16.13%
Gestantes: 58 doses 2.84%
Puérperas: 6 doses 1.79%
Professores: 36 doses 0.90%
Deficiente: 5 doses 0.06%
Caminhoneiros: 11 dose
Transporte coletivo: 2 doses
Forças de segurança e salvamento: 8 doses
Forças armadas: 4 doses
Comorbidades: 341 doses 2.86%