Piso aprovado

A Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira o projeto de lei que institui piso salarial para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras. O projeto veio do Senado e agora segue para sanção presidencial. Pelo texto, o valor mínimo inicial para os enfermeiros será de R$ 4.750, a ser pago nacionalmente tanto em hospitais públicos e quanto em privados. Nos demais casos, o piso será proporcional: 70% do piso dos enfermeiros para os técnicos de enfermagem e 50% do valor para os auxiliares de enfermagem e para as parteiras. Essa era uma preocupação de hospitais e prefeitos de todo o Brasil. Era e continua sendo já que até agora ainda não há informação de onde virá o dinheiro para cobrir estes novos gastos.

Discutir o rio

Prefeito de Forquilhinha José Cláudio Gonçalves disse ontem na Massa FM que está na hora de voltar a discutir alternativas para o Rio Sangão. Segundo ele, em toda chuva mais forte o rio sai da calha e espalha prejuízos. “Sei que foi muita chuva, mas algo precisa ser feito para amenizar isso. Vou chamar o prefeito Clésio e o prefeito de Maracajá para que a gente possa buscar uma alternativa”.

Hora de recuperar

Com o fim da chuva e a redução nos alagamentos, os prefeitos da região começam o trabalho de recuperação das estradas. Em praticamente todos os municípios do Sul do Estado foram registrados estragos. Em algum o peso deste trabalho será mais leve. No entanto, há cidades onde os prejuízos foram enormes. “Na nossa agricultura tivemos um impacto muito sério. Além disso tem a questão de malha viária que também foi impactada. Vamos precisar da compreensão da população neste momento”, adianta o prefeito de Forquilhinha.

Falando em Forquilhinha

O Governador Carlos Moisés cumpre agenda nesta sexta-feira na cidade. Vai autorizar as obras de revitalização da Avenida 26 de julho e a criação da rota do turismo. Além disso, ele também repassa verba para compra dos equipamentos da futura UPA do Município. As obras fazem parte do pacote de ações anunciado pelo prefeito Neguinho recentemente.

Na região

Promotor em Blumenau Odair Tramontin vai cumprir agenda pela região nesta sexta-feira. Tramontin é pré-candidato do Partido Novo ao Governo de Santa Catarina na eleição deste ano. O Novo é um partido que ainda trabalha para se consolidar, de fato, como uma opção para os brasileiros.

União

Quem também vai estar na região é Gean Loureiro. O ex-prefeito de Florianópolis é o nome do União Brasil, 44, para disputar o governo catarinense. No início de seu segundo mandato na capital, e com ótima aprovação, Loureiro tomou atitude ousada e apostou na Fusão do DEM com o PSL. Agora ele busca parceiros para viabilizar seu nome e seu projeto para Santa Catarina. Na região, Gean tem no ex-prefeito Márcio Búrigo seu aliado de primeira hora.