Conquista para Içara

A Justiça da Comarca de Içara vai ganhar em breve a sua 3ªvara. A informação foi confirmada ontem em reunião na capital do Estado. O Encontro teve a presença de lideranças da região, da prefeita Dalvania Cardoso, do prefeito do Rincão Jairo Custódio e de representantes da advocacia da região. “Foi uma grande conquista, pois vamos desafogar o volume de processos que temos. Hoje, são 18 mil processos em uma vara e 11,2 mil em outra. São apenas duas varas para 58 mil pessoas em Içara e 14 mil pessoas no Balneário Rincão”, comentou a prefeita Dalvania Cardoso. “Provavelmente, vai ser instalada a vara criminal que já deve levar sete mil processos. É um grande avanço para Içara e para o Rincão”, completou. Segundo o presidente da Subseção de Criciúma, Dr. Alisson Murilo Matos, o Fórum de Içara dispõe de um espaço físico adequado para receber uma nova Vara. “A instalação da 3ª Vara é muito importante. Vai dar vazão para a alta demanda de processos existentes e proporcionar grande benefício para a comunidade, agilizando os julgamentos”, destacou Matos.

Aprovado

Depois de muita polêmica e bate-boca a Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou a redução do ICMS que incide sobre o leite, a farinha de trigo e os alimentos servidos em bares e restaurantes. Projeto segue para sanção do governador Carlos Moisés. No caso do leite o tributo que havia sido elevado para 17% volta a ser de 7%. O que se espera agora é que o preço nas gôndolas dos supermercados também seja reduzido. O colegiado aprovou, por maioria de votos, parecer do relator, deputado Altair Silva (PP), pela aprovação do projeto na forma do texto original encaminhado pelo Executivo, sem incluir as emendas apresentadas pelos parlamentares. Votaram contra os deputados Bruno Souza (Novo) e Sargento Lima (PL).

Mais narrativas

Rodrigo Ganso é o novo candidato do MDB de Criciúma para a disputa de uma vaga na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Ontem, em entrevista à Massa FM, ele falou sobre sua expectativa para o processo. “Vamos trabalhar para unir o partido e mobilizar a nossa militância. O MDB sempre teve uma representatividade na Alesc e não podemos perder”. O pré-candidato também falou que o Brasil vive um momento estranho na política. “Hoje todo mundo tem narrativa para tudo, todo mundo fala sobre tudo, mas se faz muito pouco. É muita narrativa e pouco trabalho. O Brasil está repleto de problemas e fica se falando sobre temas que não resolvem a vida da população. Tomara que essa página vire no processo eleitoral deste ano”.

MDB Unido

Pelo menos em Criciúma a garantia é de que o partido está unido. Entrevista de Ganso foi acompanhada de perto pelo vereador Paulo Ferrarezi e pelo médico Aníbal Dário. Os dois também configuravam como opções para o partido, mas abriram mão e vão apoiar Ganso na eleição deste ano. “Estamos unidos, praticamos o gesto e temos certeza que estamos apoiando uma ótima opção que vai contribuir com a região”, destacou Ferrarezi.

O caos da chuva

Cidades da região começaram a semana enfrentando o caos provocado pela chuva forte que atinge todas as cidades do Sul do Estado. Se há um fato positivo a ser avaliado nesse cenário todo é a organização da Defesa Civil das cidades. Praticamente todos os municípios conseguiram organizar e estrutura grupos de resposta e que na medida do possível tem se antecipado as demandas. Em tempos atrás as cidades dependiam exclusivamente dos bombeiros e da PM para auxiliar as comunidades.

Na função

Devido ao afastamento de Jefferson Monteiro (Republicanos), Paulo da Farmácia (União) assumiu, nesta tarde, uma cadeira no legislativo municipal. O vereador somou 952 votos no processo eleitoral de 2020.