Estatuto modernizado

O presidente da Cooperaliança, Reginaldo de Jesus, deve convocar nos próximos meses uma Assembleia Extraordinária dos associados para discutir mudanças no estatuto da Cooperativa. A ordem é modernizar as regras que regem a entidade e atualizar alguns pontos. Um deles trata especificamente sobre a necessidade de votação para a escolha de Conselhos Fiscais e de Gestão quando há apenas uma chapa inscrita. “Hoje isso representa um gasto desnecessário. Se tem uma chapa única podemos resolver tudo com a aclamação. O problema é que hoje o estatuto não permite. É isso que precisamos mudar e também há outro pontos a serem modernizados”, adianta. Dede faz questão de frisar, no entanto, um ponto que não será alterado. “Tem, no imaginário de algumas pessoas, que tem uma posição política com relação a cooperativa e que acha que vou mexer no estatuto para garantir minha permanência, me tornar presidente vitalício. Isso não vai acontecer. Defendo o direito de apenas uma reeleição. Podem ficar tranquilos”.

Desabafo

Reginaldo de Jesus aproveitou a entrevista na Massa FM para fazer um desabafo. Ele se queixou de ataques pessoais que tem sofrido nas redes sociais. “Gente que em eleição anterior montou chapa e disse que iria varrer a cooperativa. Agora não conseguiu nem ao menos montar a chapa e vai as redes sociais para fazer ataques pessoais. Recebo bem todas as críticas quando elas são construtivas, mas não assim. A cooperativa está saneada, com lucro, divisão de resultados e trabalhando para ser uma das mais baratas do país. Lamento estes posicionamentos apenas políticos que não contribuem em nada”.

Tarifa

O presidente também comentou sobre o impacto que o fim da Bandeira Tarifária da crise hídrica terá nas contas dos associados da Cooperaliança. “O impacto para os nosso cooperados será 100% sentido a partir da tarifa que será cobrada em junho, já que pegará o mês de maio cheio sem a bandeira e agora em abril metade do mês ainda foi com a cobrança extra. Para os nossos associados a redução deve ser de pelo menos 20%. Agora vamos trabalhar para que em agosto, quando a Aneel repassa a revisão tarifária, não tenhamos um aumento muito expressivo e com isso sigamos como uma das mais baratas do Brasil”.

Mobilizados

Os Hospitais Filantrópicos e Santas Casas de todo o Brasil estão em alerta com a votação programada para os próximos dias no Congresso Nacional. Na pauta o projeto que cria um piso nacional para os profissionais de enfermagem. Sem uma nova fonte de receita que garanta o pagamento dos profissionais a proposta é vista com uma ameaça para a saúde financeira das instituições. O diretor do Hospital São Donato, Júlio de Lucca, explica que a instituição de Içara terá o custo atual de manutenção elevado em pelo menos 1,5 milhão de reais por ano. “Isso inviabiliza. Não temo como tocar porque não há onde buscar o recurso para fechar esta conta. Não somos contra o piso, não somos contra a enfermagem, apenas precisamos de garantias para continuar operando sem um colapso financeiro”, explica. Segundo ele, representantes de hospitais de todo o Brasil devem ir a Brasília mais uma vez na próxima semana. “Queremos o apoio do Congresso para que juntos possamos encontrar uma solução para este impasse”.

Ordem de Serviço

Prefeita de Içara Dalvania Cardoso entrega nesta quarta-feira a Ordem de Serviço para a pavimentação da Rodovia Francisco João Luiz. A estrada faz a ligação do bairro Aurora com a SC 445 e a pavimentação vem sendo cobrada há meses pelos moradores que já haviam inclusive fechado a rua em protesto. Autorização já vem sendo comemorada pela comunidade

Falando em obra

Governo de Criciúma faz nesta quarta-feira a entrega da ordem de serviço para a construção de um viaduto sobre a Via Rápida. A obra vai fazer a ligação entre os bairros Ana Maria e Cristo Redentor e era também uma cobrança das comunidades desde a inauguração da rodovia.

Audiência

O vereador Daniel Antunes (PSL) vai realizar audiência pública para debater os direitos das crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O encontro está marcado para esta quarta-feira no auditório principal da Amrec e será aberto a toda a sociedade, ONGs, pais e familiares. “Nós temos hoje pelo menos 700 crianças na fila aguardando por um diagnóstico. Só após este diagnóstico é que é possível iniciar o atendimento diferenciado nas escolas. Então precisamos atuar em duas frentes. Uma para melhorar o atendimento na saúde e outro para agilizar também na educação. Esse é o objetivo do audiência”, justifica o parlamentar.

Vai ter festa

Após dois anos sem receber os fiéis devido a pandemia, o ano de 2022 vai ser marcado como o retorno de mais uma edição da tradicional festa em honra a São Jorge, padroeiro da comunidade de Lagoa dos Esteves, em Balneário Rincão. A celebração inicia nesta quinta-feira (21) e encerra no domingo (24). É de longe uma das festas mais tradicionais de toda a região. São 113 anos de história. Oportunidade para a comunidade se reunir e aproveitar o fim de semana.

Mutirão

O bairro Jussara de Içara vai receber nesta quarta-feira, dia 20, a força-tarefa ‘Içara no Combate à Dengue’, das 8h às 16h. A mobilização inclui a visita nas residências das equipes da Secretaria de Saúde, incluindo as vigilâncias epidemiológica e sanitária, agentes de endemias e agentes comunitários, a Defesa Civil municipal, além do Corpo de Bombeiros. O bairro foi escolhido por ser a localidade com mais focos do mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.