Rebelde história mundial – 2022

Há milhares de sonhos e preocupações ao mesmo tempo. Vivemos num mundo cada vez mais desordenado e complexo. Deus fala nos corações, num murmúrio suave e provocador! Então, que a paz no mundo inteiro, acalme as vozes estranhas, porque precisamos sentir menos dores.

Todos os dias, só na imaginação, questionamos, será que a guerra acabou? Há uma rivalidade entre dois países numa ação tensa e contínua. Detemo-nos naquelas passagens em que rememora fugazmente os combates dolorosos e incômodos.

Em minha cidade só ouço o barulho do trem, ao anoitecer. Melhor horário para escrever. A paz toma posse de minha consciência, sentimento de paz absoluta. Mas de longe, observo os choros das crianças … E trespassada por uma emoção grave, miro os livros na biblioteca. Reconheço certa nobreza na frontaria do meu lar. Não quero escrever como Wolfe, Fitzgerald, Sartre, Camus ou Falkner. Será difícil entender.

Na casa do meu avô tinha uma fonte, bebíamos a água nevada e luzidia da fonte, regaladamente, com os beiços na bica; apetecia a alface rechonchuda e crespa; e atirávamos pulos nos ramos altos da copada de uma cerejeira. Não existia guerra.

O encanto será rompido. E quem tem um belo rosto jovem mostrará as rugas da amargura e cairá no chão? É um período triste da história e, os jornalistas nos trazem todos os dias, imagens de espíritos sofridos ou mortos… Rebelde história, que jamais será esquecida.

“E assim, a Igreja, sinaliza ao mundo a presença de Jesus. Continua a obra começada, anunciando aos homens as maravilhas do amor que nos amou primeiro. É isto que a Igreja vem fazendo, em sua caminhada, ora com mais brilho e maior êxito, ora com mais dificuldade e fragilidade, porque é entre “luzes e sombras”, que a Igreja constrói o Reino de Justiça, de amor e de paz!”