Ações serão desenvolvidas nas escolas em parceria com entidades locais

Içara

A partir do próximo sábado (2) até o dia 9 de abril, a Prefeitura de Içara, em parceria com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, promove a 2ª Semana Içarense de Conscientização Sobre o Autismo. A iniciativa segue a lei nº 4.705, sancionada em 6 de janeiro de 2021. No sábado, abertura das atividades, das 8h30min às 11h30min, a equipe do Atendimento Educacional Especializado (AEE), a Associação Beneficente de Apoio ao Autista (ABAA) e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Içara, estarão com atividades no centro da cidade.

No sábado serão instaladas tendas na rua João Lodetti (em frente à Casa do Colono) com orientações sobre a confecção da Carteira do Autista, amostragem de alguns jogos confeccionados com material reciclável para trabalhar com estudantes com ou sem deficiência, será feito ainda a entrega da fita alusiva em conscientização a data no comércio local, além da divulgação de vídeos nas redes sociais da Educação Especial (@educacaoespecialicara) de pessoas com autismo que possuem canal no YouTube.

“Este é o segundo ano que desenvolvemos essa semana especial. Atualmente o município conta com 97 crianças com transtorno do espectro autista (TEA). Queremos conscientizar a população e também as outras crianças que convivem dentro das salas de aula, desmistificar o preconceito que ainda existe na sociedade a respeito do autista”, lembrou Beatriz Constâncio de Souza, coordenadora do atendimento educacional especializado da Secretaria de Educação de Içara.