Içarenses buscam na Renova BR preparação para a política

35

Escola de formação política conta com a participação de Vitor Leopoldo (Avante) e Karoline Calegari (PDT)

Içara

A vida pública exige liderança, mas sobretudo capacidade de mensurar as necessidades da população, planejar ações, articular e executar. Essa é uma construção que a Renova BR busca em conjunto com quem pretende se candidatar com conhecimento sobre a dimensão que cada cargo público pode impactar na vida da sociedade. Em Içara, dois jovens estão nesse processo: a pré-candidata a deputada federal Karoline Calegari (PDT) e o pré-candidato a deputado estadual, Vitor Leopoldo (Avante).

“Em dezembro fui a São Paulo, fiquei quatro dias lá com 250 alunos de todos os cantos do Brasil. Foi muito satisfatório, por que muitas das demandas de outros lugares aqui em Santa Catarina já estão sanadas e muitas das nossas demandas em outros estados já estão resolvidas. Foi um networking que levarei pra vida toda. Durante o processo tivemos palestras com as mais diversas figuras públicas, inclusive o ex-presidente Michel Temer foi um dos palestrantes. O processo me fez perceber que o Brasil tem jeito. Tem muita gente boa com o mesmo propósito”, indica Vitor.

“Grande parte dos postulantes às funções de cargo eletivo buscam um pleito sem buscar antes disso, qualificação. Tenho ciência de que um político precisa ter, além da vocação e de uma certa experiência, uma visão ampliada dentro das mais variadas áreas de atuação. Pensando nisso foi que me inscrevi no RenovaBR. Depois de uma seletiva bastante difícil, estar entre os cinco novos alunos da maior escola de formação política do país me deixa muito feliz, porque sei que sairei qualificada para buscar a confiança dos eleitores”, acrescenta Karoline.

Agora na condição de aluna, a jovem içarense faz parte das aulas on-line. O passo seguinte será apresentar um projeto baseado em um dos cinco eixos propostos pelo RenovaBR: Dados, Relacionamento, Gestão de Riscos, Mobilização e Adiamento, neste último caso, se houver mudança no planejamento da candidatura. “Em maio teremos encontro presencial com outros alunos e com um dos grandes nomes que trabalhou na campanha pelas eleições de Biden, atual presidente dos Estados Unidos”, completa Karoline. A perspectiva é que a certificação ocorra até junho. Vitor, por vez, já concluiu a etapa teórica e inicia uma nova fase ainda neste mês com a prática voltada a eventos/doações.

RenovaBR

Conforme a RenovaBR, a escola de formação política é mantida por cidadãos que acreditam em uma democracia mais saudável, participativa e representativa. “Atuar de forma independente em meio aos inúmeros atores, agendas e demandas da política é condição essencial ao nosso trabalho. Assim recebemos contribuições dos mais diversos setores e qualificamos futuras lideranças independentemente de suas origens, crenças e posicionamentos”, divulga a organização. A escola aponta que, até o momento, mais de 2 mil pessoas já passaram pela formação.

Colaboração Lucas Lemos, Canal Içara