Estrutura deve estar liberada na próxima semana, caso o tempo colabore

Içara

Se o tempo colaborar, a ponte provisória na rodovia Lino Zanolli deve ficar pronta antes do prazo previsto. Diante da emergência, a Prefeitura de Içara, por meio do Departamento de Serviços Urbanos (Serurb), concentra esforços no local. A pesada estrutura de madeira já está quase concluída. Até aqui, foram feitas as cabeceiras, consideradas as partes mais complexas da ponte, e, também, finalizadas as vigas suspensas que ligam os dois lados.

Após este trabalho, serão colocadas as tábuas sobre as vigas, chamadas de pranchas, e, posteriormente, feita a colocação de areão nas extremidades, além da instalação de sinalização que orienta sobre o uso da ponte. A estrutura será utilizada apenas por veículos pequenos, motociclistas, ciclistas e pedestres. Além da sinalização, é estudada a utilização de cancelas nas extremidades para coibir o tráfego de caminhões. 

“Prefiro não falar em prazos, mas estamos muito confiantes que terminaremos antes do prazo. Como sabemos da importância de ter esta ponte pronta, estamos focando todos os esforços nela”, explicou o supervisor de obras, Márcio Toretti. A estrutura foi montada ao lado da ponte que cedeu, ou seja, no traçado antigo que a rodovia tinha. “Desde o primeiro dia, temos acompanhado o trabalho das equipes, considerando a necessidade de prazo, mas também a segurança das pessoas”, completou a prefeita Dalvania Cardoso.

Quanto à ponte nova, a Prefeitura deve anunciar em breve como ela será feita e o prazo estimado para a sua conclusão.