Emprego no Estado

A forte geração de empregos em Santa Catarina resultou em uma queda expressiva no índice de desocupação no quarto trimestre de 2021. Dados divulgados pelo IBGE ontem (24) apontam que a taxa catarinense está em 4,3%, o que representa um recuo de 1 ponto percentual em relação ao trimestre anterior. Com isso, Santa Catarina mantém o menor índice de desemprego do país. Nacionalmente, o percentual está em 11,1%. Estes dados positivos acabam repercutindo em praticamente todas as cidades do Estado. É difícil encontrar algum município com saldo negativo. Mais que isso Santa Catarina tem sobra de vagas. Como explicar então que existam pessoas sem vaga, precisando de ajuda para sobreviver. Bom a explicação neste caso é bem simples. Fata qualificação para essa gente. Falta a qualificação básica, que vai inclusive de como saber se portar em um ambiente de trabalho. É gente que por falta quase que total de instrução, de educação, de formação, simplesmente não sabe conviver com outras pessoas. Santa Catarina gastou no ano passado quase um bilhão de reais só para manter as pessoas que vivem na pobreza. Explicando, foram quase um milhão para garantir que essa gente tivesse acesso ao mínimo. É preciso pensar em algo para reverter esse cenário e essa pauta precisa sim ir para o debate na eleição deste ano.

Merísio e o PT

E falando em eleição, o ex-presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Gelson Merísio, ao que tudo indica, está mesmo abraçando a campanha do PT no Estado. Nesta semana ganhou as redes uma foto em que Merísio aparece ao lado do presidente do PT no Estado, Décio Lima, e do ex-presidente Lula. Os três, pelo menos na foto, são só sorrisos. Merísio foi o candidato do PSD na eleição passada, mas acabou derrotado no segundo turno por Carlos Moisés. Ele migrou para o PSDB e chegou a ser anunciado como nome do partido para a disputa do Palácio Barriga Verde. Quando Dória ganhou a disputa nacional dos tucanos, Merísio avisou que não seria mais candidato.

Reação

O PSDB emitiu nota durante a tarde e informou que Merísio já estava deixando o partido e que por isso a foto dele com Lula não pode ser confundida com uma ação do 45 no estado.

Transporte

Vereadores de Içara querem conhecer detalhes do contrato entre o município e a expresso coletivo içarense. O pedido de informações foi feito pela bancada do MDB. Em entrevista à Massa FM, a vereadora Carla Souza explicou que o objetivo é buscar alternativas para melhorar o serviço. De acordo com ela, usuários do sistema tem reclamado do serviço prestado. Em várias comunidades há escassez de horários e até ausência de linhas que facilitem o deslocamento da população. O prazo para que o município responda o pedido da Câmara é de 15 dias.

Rumo ao PSB

Senador Dário Berger vai oficializar em breve sua ida para o PSB. Ele migra para o partido com a ambição de disputar o governo de Santa Catarina. Ele era pré-candidato do MDB, mas abandonou o processo e durante o fim de semana, em vídeo, anunciou a sua saída do partido. Ele fez questão de elogiar os velhos companheiros, mas não poupou as críticas ao deputado Celso Maldaner, que comanda o partido há pelo menos dois anos. Para o PSB, o sobrenome Berger não é uma novidade. O partido já ganhou destaque anos atrás quando o irmão do senador, Djalma Berger, comandou a cidade de São José, na Grande Florianópolis.

Aprovado

Câmara voto e aprovou o texto base do projeto que flexibiliza os jogos de azar no Brasil. Proposta é do presidente da Casa, Arthur Lira. Segundo ele, os jogos de azar são uma opção para alavancar o turismo no país e ampliar a arrecadação de muitas cidades país afora. A intenção é legalizar tudo, incluindo o jogo do bicho. Até 2003, primeiro ano do governo Lula, os bingos e cassinos tinham funcionamento liberado no Brasil e muitas casas funcionavam aqui na região. Agora, só na clandestinidade, mas se depender da movimentação em Brasília, o cenário pode mudar.

Casan

Início da cobrança da tarifa de esgoto no município de Içara vai ser pauta de uma reunião na semana que vem. Amanhã eu detalho o assunto.