Redução a vista

Secretário de Saúde Acélio Casagrande disse ontem, durante entrevista à Massa FM, que as projeções indicam uma redução no número de casos ativos de Covid-19 em no máximo 15 dias. “O cenário ainda está delicado, o número de casos e de pessoas transmitindo ainda é muito elevado. Nossa avaliação é que isso ainda é reflexo das aglomerações de verão, do relaxamento registrado no natal e no réveillon, mas a perspectiva é boa. Acredito que em até 15 dias tenhamos uma estabilização e em seguida um recuo gradativo no número de contaminados”, projeta Acélio. O secretário também voltou a reforçar que para que isso ocorra é preciso que a população continue mantendo os cuidados sanitários e a vacinação em dia.

Começa hoje

CDL de Içara abre oficialmente nesta terça-feira a edição 2022 do seu Liquida. Evento tradicional que reúne dezenas de associados ofertando produtos com descontos que variam de 10 até 50%. “Esta é uma promoção que já está consolidada. Ela é a oportunidade para que os nossos lojistas possam renovar seus estoques e para que os nossos clientes possam comprar produtos de qualidade até pela metade do preço. É uma promoção onde todos ganham e que ajuda a movimentar o comércio em um período em que as vendas ainda patinam”, destaca o presidente da CDL Paulo Brigido. A exemplo do que tem acontecido nas datas especiais a projeção é crescer pelo menos 5% em relação ao liquida do ano passado.

Presencial

Secretário de Educação de Criciúma Miri Dagostin confirmou ontem, em entrevista à Massa FM, que o município faz os últimos ajustes para a volta às aulas. “Estamos fazendo a limpeza, ajustando obras que precisam ser feitas e melhorando ainda mais a estrutura para receber os nossos estudantes. Vamos voltar, a exemplo do que já fizemos no ano passado, de maneira presencial e prontos para avançar no nosso ensino. Também já recebemos os 23 mil kits de uniforme e mochilas que serão distribuídos para os nossos alunos. Dia 14, todo mundo na sala de aula”.

Recado do PL

Direção do PL de Santa Catarina emitiu uma nota durante o fim de semana sobre a situação do ex-prefeito Márcio Búrigo no partido. Nos últimos dias aumentaram a especulação sobre possível saída de Márcio em função da eventual filiação de Jessé Lopes no partido de Jorginho Mello. Segundo a nota, Búrigo segue firme no PL e a filiação de Jessé segue sendo apenas especulação. Confira a nota: o Partido Liberal de Santa Catarina vem a público reiterar pontos sobre o cenário político do sul do estado.  O empresário, ex-prefeito de Criciúma e pré-candidato a deputado estadual, Márcio Burigo, está na coordenação da sigla na Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) e, portanto, filiado e trabalhando com o projeto do PL. Já o deputado estadual Jessé Lopes (PSL) não está filiado ao Partido Liberal de Santa Catarina.

Impeachment

Câmara de Vereadores de Urussanga vai voltar aos trabalhos com dois pedidos de impeachment do prefeito afastado Gustavo Cancelier em tramitação. São dois pedidos distintos. Em um eles, o foco é apenas o prefeito afastado. No outro há pedido para que os vereadores que também foram afastados em uma outra operação da Polícia também percam seus cargos. Essa é a segunda vez que o legislativo de Urussanga vai avaliar um pedido de impeachment de Cancelier. Na primeira vez o projeto recebeu 5 votos favoráveis e quatro contrários, mas como seriam necessários seis votos o impeachment não caminhou. Agora como houve troca de três vereadores as apostas são diferentes.

Retomada

A exemplo do que ocorre em Urussanga, fevereiro chega marcando a retomada dos trabalhos no legislativo municipal de toda a região. Os trabalhos recomeçam com a tradicional presença do prefeito, o discurso do chefe do executivo e a expectativa de um ano produtivo.

Abrindo caminho

Secretário de Assistência Social de Içara abriu oficialmente ontem as atividades nas duas turmas de costura industrial do curso realizado em parceria com o Senai. As carretas estão no bairro Esplanada e a intenção é de que os 40 candidatos possam deixar a sala de aula direto para o mercado de trabalho. A ideia, reforça o secretário é continuar avançando na qualificação de mão de obra. “E abrindo caminho para que estas pessoas possam encontrar o seu local de trabalho tendo seu emprego e sua renda”. Em entrevista à Massa FM, Duca Zata também destacou a turma de 11 jovens aprendizes que passa atuar no governo de Içara através de uma parceria com o Senai e uma empresa da região.

Eleito

O prefeito de Orleans, Jorge Koch, foi confirmado como o novo presidente da Federação Catarinense dos Municípios. O prefeito de Pedras Grandes, Agnaldo Filippi, integra o conselho representando a Amurel.  A assembleia dos prefeitos confirmou a vitória da única chapa homologada pela comissão eleitoral. Uma decisão judicial foi favorável ao parecer da comissão inscrevendo a chapa liderada pelo prefeito Jorge Koch.