Ao completar o primeiro ano, campanha entrou agora em uma nova etapa, com a vacinação de crianças

Içara

Há exatamente um ano, a enfermeira Letícia Pedro Brígido era a primeira pessoa em Içara a receber a vacina contra o coronavírus. Assim como ela, outros profissionais de saúde que atuavam na linha de frente no combate à pandemia integraram o primeiro grupo a tomar o imunizante, naquele momento, a Coronavac.

A partir dali a campanha passou por várias fases, abrangendo outros públicos, com vacinas fornecidas também pela AstraZeneca, Pfizer e Janssen, até alcançar toda a população adulta e os adolescentes.

“Atingimos as metas estabelecidas, temos uma cobertura de mais de 75% da população e dia a dia aumentamos esse índice. Temos observado que, especialmente aquelas pessoas que completaram o esquema vacinal e tomaram também a dose de reforço, têm tido uma condição imunológica mais adequada”, avalia o secretário municipal de Saúde, Sandro Ressler.

Segundo o último balanço parcial divulgado pelo município, já foram aplicadas 87.412 doses das vacinas contra a Covid, totalizando 40.272 pessoas recebendo a primeira dose, 37.334 com o esquema vacinal primário concluído e 9.806 içarenses já com a dose de reforço. Com o avanço da campanha foi possível reduzir o número de internações e óbitos em decorrência da doença.

Nova etapa

Ao completar o primeiro ano, a campanha de vacinação entra em uma nova etapa. Nesta quarta-feira, dia 19, começam a ser vacinadas as crianças com idades a partir de cinco anos, iniciando com as que têm 11 anos e as da faixa etária entre cinco e 11 anos com comorbidades ou deficiências graves permanentes.

“Assim como todas as outras vacinas do calendário nacional, a vacina contra a covid-19 vai fazer com que as crianças desenvolvam imunidade contra mais um vírus circulante em nosso meio”, ressalta o secretário.

Em Içara, a estimativa é de vacinar 5.284 crianças dessa faixa etária. Inicialmente, o município terá 620 doses, contando as duas primeiras remessas, e a vacinação será concentrado nas Unidades de Saúde da Família (USFs) dos bairros Presidente Vargas, Jaqueline e Vila Nova.

O agendamento pode ser realizado presencialmente ou pelo telefone da unidade, que também dispõe do aplicativo WhatsApp, através dos números 3431-3544 (Presidente Vargas), 3431-3554 (Vila Nova) e 3431-3584 (Jaqueline). O atendimento ocorre entre 7 e 16 horas, de segunda a sexta-feira.

“Estamos iniciando a vacinação e vamos observar como será a procura nos nossos centros. Quanto maior a oferta de doses, mais cedo vamos conseguir baixar a idade das crianças a serem imunizadas”, salienta Sandro. As doses são enviadas em lotes pelo Ministério da Saúde, conforme as entregas do fabricante, atualmente a Pfizer, a única vacina pediátrica contra covid autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A distribuição ocorre proporcionalmente à população a ser vacinada. Ao chegar ao Estado, os imunizantes são encaminhados aos municípios, a quem cabe definir a estratégia de vacinação.

“Para nós, a vacinação de crianças de cinco a 11 anos é mais um importante passo na campanha de vacinação contra a covid-19. Isso porque oito crianças nessa faixa etária morreram no Estado em decorrência da doença e outras 156 foram internadas desde o início da pandemia”, informa o diretor da Dive-SC, João Augusto Brancher Fuck. Colaboração Andreia Limas, Canal Içara.