Devido ao grande número de infecções pela Covid-19, empresas estão com dificuldades de cumprir as metas

Criciúma e Balneário Rincão

Muitos setores produtivos estão com dificuldade de manter atendimento ao público com esta fase da pandemia da Covid-19, principalmente com as infecções da variante ômicron, que é extremamente contagiosa e acaba infectando muitas pessoas ao mesmo tempo. A área da saúde é uma das mais prejudicadas, principalmente porque os trabalhadores acabam tendo contato direto com as pessoas que procuram as unidades de saúde para fazer os testes. Somente na rede municipal de saúde de Criciúma, nesta semana, cerca de 150 trabalhadores estão afastados devido a Covid-19.

Com a falta de funcionários para exercer funções essenciais, algumas medidas estão sendo adotadas. O município iniciou a vacinação ontem (18) para crianças de 5 até 11 anos, mas nem todas as unidades de saúde fizeram o atendimento por conta da falta de funcionários. De acordo com o secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande, os pais antes de se deslocarem até a unidade de saúde, precisam entrar em contato primeiro para pegar orientação e verificar qual a unidade de saúde mais próxima está funcionando.

Em Balneário Rincão, a situação também não é diferente, pois os enfermeiros que atendem no Centro de Triagem estão afastados e foi preciso deslocar um profissional de outra área para os atendimentos não serem paralisados. “Estamos com seis funcionários da saúde afastados por conta dos sintomas da Covid-19 ou de gripe”, explica Ramires Lino, que responde de forma interina pela pasta. 

Empresas privadas

No setor de construção civil, alguns canteiros de obra registram até 30% dos trabalhadores com atestado médico nos últimos dias, conforme os dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Já a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) informa que cerca dos 20% dos funcionários do setor em todo o país estão afastados por suspeita das duas doenças.

Já a orientação do médico infectologista Leonardo Weissmann para os empresários é retomar o home office neste momento, em todas as atividades em que o trabalho a distância seja possível. “A ômicron não veio para brincadeira: é uma variante extremamente transmissível. A maioria dos casos são leves, muito provavelmente por causa da vacina. Mas estamos observando também casos mais graves”, afirma o médico.

Criciúma passa de mil casos ativo

No boletim da vigilância epidemiológica divulgado ontem (18) em Criciúma, o município apareceu com 1.016 casos ativos.  Número de internações nos hospitais da cidade subiu para 44 pessoas. São nove pacientes nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) e 35 internados nas alas clínicas.