Número de internações também vem aumentando nos últimos dias

Criciúma

O número de casos ativos da Covid-19, em Criciúma, voltou a passar de mil. No boletim epidemiológico de ontem (12) estavam em tratamento 1.157 pessoas. No dia anterior, o número era de 962. Somente nas últimas 24 horas foram quase 200 casos novos. O número de internações hospitalares também voltou a subir e ontem estavam internados nos hospitais de Criciúma em tratamento do novo coronavírus 20 pessoas. O boletim de segunda-feira (10) trazia que estavam internadas 14 pessoas.

Para o presidente do Colegiado de Saúde da Amrec, Murilo Debiase Ferrareis, o grande número de caso está pressionando a atenção básica dos municípios, que é a porta de entrada para as pessoas buscaram ajuda para o tratamento da doença. Segundo ele, também está sendo registrado muitas infecções com os profissionais da saúde. “A situação está muito difícil, pois os profissionais de saúde estão sendo afetados e isso acaba dificultando os atendimentos”, apontou o secretário.

Na terça-feira, os secretários de Saúde da Amrec tiveram uma reunião para fazer uma avaliação do quadro na região, que está bastante preocupante. Para ele, os municípios avaliaram que não adiante serem tomadas medidas individuais, como o cancelamento de eventos e medidas mais restritivas e que esta determinação deve vir do Estado. “Não adianta medidas isoladas, pois as pessoas acabam se deslocando para outras regiões”, aponta o secretário.

A recomendação dos secretários é para que a população se preocupe com a vacinação. Segundo ele, a vacinação segurou uma nova onda de internação e por isso, as pessoas têm que ficar atentas para ter o quadro vacinal completo, inclusive ficar atentas para o prazo das doses de reforço. “Acredito que esta seja uma última etapa da pandemia e que o vírus vai ficar circulando por aí, por isso a importância de ter a vacinação em dia”, assegura.

Mortes na região

Nos últimos dias foram registradas três mortes na região pela Covid-19. No boletim epidemiológico de ontem (19), a Vigilância Epidemiológica informou óbito de paciente residente em Criciúma. Uma mulher, 35 anos. Com isto, Criciúma chegou a 668 óbitos por Covid-19. Na segunda-feira, uma morte já havia ocorrido no município. Também em Içara, foi registrada mais uma morte pela Covid-19, na terça-feira. Içara agora contabiliza 138 óbitos pela doença.