As articulações

Passado o período de férias, os bastidores da política em Santa Catarina devem voltar a aquecer com as articulações para a montagem das chapas que vão disputar o governo de Santa Catarina. Uma das primeira movimentações será do MDB, que mantém para fevereiro as suas prévias. São três os nomes na disputa interna que vai indicar o candidato do 15, mas até lá o processo pode sofrer alterações, principalmente se Carlos Moisés se filiar ao partido. Entre os tucanos, a expectativa é pela manifestação de Gelson Merísio. Ele é o pré-candidato, mas já deixou a entender que pode sair do processo. Clésio Salvaro, que muitos especulam como possível nome, já deixou claro que não pretende participar do processo eleitoral. No PL, o cenário está sacramentado com a candidatura de Jorginho Mello. Resta ao partido apenas definir as possíveis composições. No PSD, Colombo e Napoleão Bernandes são os dois nomes na disputa. Há ainda as definições do PSB, PT, Podemos, PP e de outras legendas que também ensaiam candidatura. Até agosto, quando os cenário se oficializa, os debates serão intensos e as movimentações de bastidores acaloradas.

Corrida

Último domingo de janeiro termina com a corrida do Cooperativismo no Balneário Esplanada. Evento está sendo organizado pela Cermoful e deve reunir pelo menos 300 corredores. Por falar em Cermoful, presidente Rudi Recco quer reforçar as ações do programa lançado no último ano e que oferece consultas gratuitas com especialistas para os associados. Programa deve ter novidades.

Corrida 2

Outra corrida também com a marca do cooperativismo deve ser confirmada nos próximos dias. A corrida patrocinada pela Cooperaliança vai servir como uma das atrações para a inauguração do acesso ao santuário do Sagrado Coração Misericordioso de Jesus. A obra foi assegurada com os recurso destinados através do Fates da cooperativa.

Vices em ação

Prefeitos da região estão aproveitando janeiro para colocar seus vices em ação. Em Forquilhinha e em Siderópolis isso já aconteceu. Tendência é que nos próximos dias a prefeita de Içara também saia por pelo menos duas semanas para descansar. Quando isso se confirmar Jandir Sorato irá assumir a chefia do executivo pela primeira vez. A sintonia entre prefeita e vice segue afinada e Jandir segue se colocando à disposição para ajudar o governo no que for possível.

Positivo

Apesar do novo surto de casos de Covid provocados pela variante ômicron, o verão segue com números altamente positivos no Balneário Rincão. Orla movimentada, com total segurança e os eventos que vem sendo realizados também tem atraído um grande público. Aposta do prefeito em manter as atrações, por ora, está dando certo.

Pegou mal

Deputado Daniel Freitas virou alvo de críticas após gravar mais um vídeo ao lado do presidente Jair Bolsonaro. No vídeo, Daniel Freitas agradece ao presidente a sanção do projeto que estende até 2040 o programa de apoio ao setor carbonífero. Até aí tudo bem, o problema é que no vídeo o parlamentar também destaca sua atuação na defesa do projeto. Ocorre que, no dia da votação da matéria, Freitas estava ausente e é esse o ponto que tem se tornado alvo das alfinetadas nas redes sociais e também nos bastidores da política.

Falta mão de obra

Racli emitiu nota nesta quarta-feira justificando as dificuldades que a empresa tem encontrado para preencher as vagas que estão surgindo e com isso ter coletores suficientes para atender toda a demanda. “Eventuais dificuldades têm ocorrido devido a criação de inúmeras vagas de empregos temporários em função do verão, aliadas à ocorrência de inúmeros casos de suspeitas e confirmações de contaminação pela Covid-19. Pedimos a compreensão da comunidade, já que estes são problemas alheios à vontade da empresa que se esforça diariamente para garantir a normalização do serviço e a segurança dos seus colaboradores.  A Racli Limpeza Urbana reforça também que está com vagas em aberto para todas as cidades onde atua, especialmente para motoristas e coletores, para contratação imediata. Dúvidas e envio de currículo podem ser realizados pelo e-mail: recrutamento@racsaneamento.com.br”. diz a nota.

Mais caro

O Índice Nacional da Construção Civil (Sinapi) foi de 0,52% em dezembro, ficando 0,55 ponto percentual abaixo do mês anterior (1,07%) e registrando o menor índice de 2021. O acumulado no ano atingiu 18,65%, subindo 8,49 pontos percentuais em relação a 2020 (10,16%) e chegando à maior taxa para este indicador na série histórica, iniciada em 2013. Em dezembro de 2020, o índice foi de 1,94%.