A economia em destaque

Desde 2019 o Brasil vem iniciando cada ano de olho na reação de sua economia. O desempenho que já não vinha bom foi agravado pela pandemia de Covid-19. Em 2022, a projeção mais uma vez não é positiva. Analistas do mercado financeiro começaram a semana reduzindo mais uma vez a projeção para o crescimento da nossa economia. O aumento no PIB, que é a soma de todas as riquezas produzidas no país, não deve passar de 0,3%. Isso é praticamente desempenho nulo. Quem entende do riscado explica que apenas para manter o número de empregados o PIB precisa crescer perto de 2%, para absorver os jovens que chegam ao mercado de trabalho é preciso crescer acima dos 3%. Diante disso dá para se imaginar que teremos mais um ano delicado e que a economia será a pauta principal dos debates eleitorais que vão movimentar o Brasil. O Brasil precisa das reformas prometidas e que não saíram do papel, precisa de uma política econômica clara e precisa se mostrar seguro para quem quer investir. É desafio do próximo presidente, seja ele quem for.

Reajuste

A gasolina vai ficar mais cara a partir desta quarta-feira. O anúncio foi feito pela Petrobras. O aumento no preço para as refinarias será de 11 centavos ou quase 5%. O diesel também vai ser reajustado. O aumento neste caso será de 8%. A justificativa da empresa é a de sempre, equalização aos preços do mercado internacional.

Convênio

Um convênio entre a prefeitura de Içara e o Hospital São Donato com o objetivo de manter os serviços de emergência ofertados pela entidade hospitalar à população. O convênio no valor total de R$ 4.137.015,32 tem vigência de 12 meses, sendo repassado mais de 340 mil por mês à fundação. Vereadores e demais autoridades estiveram presentes na assinatura do termo. “Estamos tentando acompanhar de perto o serviço que está sendo prestado no São Donato. Solicitamos um terceiro médico para o atendimento e ele já está trabalhando, sabemos da demora do atendimento em muitos casos e estamos fiscalizando, pois isso também é nosso dever”, disse a prefeita Dalvania Cardoso.

Turismo

Município de Forquilhinha começou a semana anunciando investimento de mais de 1 milhão de reais na criação da rota do Turismo. Prefeito José Claudio Gonçalves, o Neguinho, tem dito desde o início do seu mandato que o município tem potencial para crescer neste setor, mas que para isso é preciso planejamento e investimento. “Defendo um plano integrado onde todas as cidades da região tenham suas atrações bem definidas e desta forma possamos ampliar o potencial de turismo de toda a Amrec”, argumenta Neguinho, que entrou em período de licença e repassou o comando da cidade ao vice Valcir Antonio Matias, o Chile.

Limpeza

Município de Criciúma está realizando uma força tarefa para limpeza de bocas de lobo e córregos pela cidade. Objetivo da ação é evitar que possíveis pancadas de verão voltem a causar transtornos e alagamentos pela cidade. O trabalho é importante, mas a população também precisa fazer a sua parte. É preciso lembrar que o entupimento destes córregos e bocas de lobo é, na maioria das vezes, provocado pelo lixo que a própria população joga pelas ruas.

Falando em limpeza

Comunidade do Sangão segue cobrando do governo a limpeza do Rio que corta a comunidade. Reclamação é de que, ao menor sinal de chuva mais forte, o rio sobe rapidamente e deixa quem mora às margens preocupado com possíveis alagamentos.

Sem titular

Prefeito do Balneário Rincão ainda não oficializou nome de novo secretário de Saúde. Ramires Lino segue acumulando a função desde a saída de Duda Pacheco da Função.

Segue preocupando

Aumento no número de casos de Covid-19 segue preocupando toda a região. Morro da Fumaça, por exemplo, já soma 200 casos de pacientes ativos. Crescimento segue sendo registrado também entre os demais municípios da Amrec. Mais uma vez, o que serve de alento, é que o agravamento de casos segue com índice baixo graças a vacinação.