Crianças, famílias e profissionais da instituição puderam conhecer e tirar dúvidas sobre o trabalho

Criciúma

A emoção e as brincadeiras fizeram parte da manhã de segunda-feira (13) das crianças atendidas pela Casa Guido. Elas receberam a visita especial do binômio formado pelo cabo Premoli e o cão Bono, lotados na 3ª Companhia do 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).

A Casa Guido presta apoio às crianças que estão na luta contra o câncer e suas famílias. A visita do cão de busca serviu não só como distração para os pacientes da instituição, mas como aprendizado também. Emilli, uma das pacientes da Guido, estava receosa em brincar com o animal. Ao fim da visita, depois de bastante tempo observando Bono brincar com outras crianças e profissionais, ela se sentiu à vontade para brincar também.

De acordo com a psicóloga e presidente da Casa Guido, Zulma Pereira Velho, os animais são importantes no processo de tratamento oncológico. “A presença de um animal no tratamento oncológico é muito importante. Ao ver o animal, a criança não pensa na doença, e acaba desenvolvendo o sentimento de amorosidade, de preocupação com o outro. Naquele momento ela esquece o tratamento doloroso que faz”, afirmou.

Durante a visita as pessoas puderam conversar com Premoli, que contou sobre o processo de treinamento do Bono e formação do binômio.

“Poder trazer a tranquilidade que nós trouxemos hoje para as crianças é gratificante. A presença do Bono trouxe um conforto a mais para elas”, relatou o cabo Premoli.

As crianças ficam na Casa principalmente em dias de exames e procedimentos médicos e, muitas vezes, acabam querendo não comparecer à instituição pois sabem do processo que vem antes ou depois da visita. Poder brincar com o cão bombeiro trouxe um pouco de alegria para esses dias.

“No tempo em que o cachorro estava aqui, parecia não ter doenças, não ter pais preocupados com cirurgias, com quimioterapia. Não tinha tristeza, só o cão. O animal desperta em nós aquele sentimento de amor profundo, traz para fora aquilo de bom que nós temos dentro, complementando esse tratamento extremamente invasivo”, declarou Zulma.