Nem só de sushi vive a comida oriental

Chef PV Show ensina a receita de Yakisoba, um prato delicioso e até certo ponto, saudável

Quando falamos em comida oriental, logo pensamos no sushi. No entanto, tem uma espécie de sopa de macarrão com legumes e algum tipo de proteína (se desejada) que me satisfaz mais, a Yakissoba. O termo yakissoba (yaki = assar, grelhar, soba = macarrão), refere-se normalmente a um prato muito simples, feito de macarrão refogado com legumes e carnes, temperados com um molho específico (sauce), com sabor similar ao molho inglês, porém mais espesso.

Eu, particularmente, sempre sirvo a Yakissoba como uma finalização do jantar. Começo com saladas orientais, depois os sushis e por fim, ela. No entanto, isso não é uma regra. Fique a vontade para servi-la como entrada ou até mesmo só fazer ela.

Receita de Yakissoba

Ingredientes: 300 g de filé de frango em tiras médias, meia colher (sopa) de sal, 1 pitada de pimenta-do-reino, 1 colher (sopa) de óleo de gergelim, 3 colheres (sopa) de molho de soja shoyu, 3 colheres (sopa) de saquê, 1 colher (sopa) de amido de milho, 1 colher (sopa) de óleo, 1 cenoura em rodelas finas, 1 xícara (chá) de pimentão vermelho em tiras finas, 1 cebola em pétalas, 1 xícara (chá) de acelga em pedaços, 1 xícara (chá) de floretes de brócolis ninja aferventados, 1 xícara (chá) de floretes de couve-flor aferventados, meia colher (sopa) de açúcar mascavo, 1 tablete de caldo de legumes, 2 xícaras (chá) de água fervente e 1 pacote de macarrão para Yakissoba cozido 250 g.

Modo de preparo: Em um recipiente, acrescente o frango, o sal, a pimenta-do-reino, o óleo de gergelim, 1 colher (sopa) de molho de soja, 1 colher (sopa) de saquê e polvilhe 1 colher (chá) do amido de milho. Misture bem, cubra com plástico-filme e leve à geladeira por 30 minutos. Em uma frigideira grande aqueça meia colher (sopa) de óleo e frite bem as tiras de frango. Retire e reserve.

Na mesma frigideira aqueça o restante do óleo e refogue rapidamente a cenoura, o pimentão, a cebola e a acelga. Adicione o brócolis, a couve-flor, o frango reservado e junte o restante do molho de soja e do saquê. Junte o açúcar, o caldo e o amido de milho restante dissolvidos em 2 xícaras (chá) de água fervente. Misture e deixe ferver até encorpar o caldo. Coloque o macarrão, misture e sirva a seguir.

Essa é apenas uma, das muitas versões dessa delícia. Você pode fazer só com legumes e até mesmo usar ingredientes diferentes. Opte pelo que mais gosta e também brinque com as proporções de proteína para legume. Outra dica importante é refogar tudo. Não cozinhe demais os legumes, você vai perder textura e transformar sua yakissoba em um mingal.