Evento faz parte das comemorações dos 60 anos de história de Içara

Içara

Todos os ex-prefeitos de Içara serão homenageados hoje, às 19h30min, em cerimônia a ser realizada no auditório da Prefeitura. Os que já faleceram serão representados por um integrante da família. Vale lembrar que Ascendino Pavei foi o primeiro prefeito indicado no ano de 1961 e Murialdo Canto Gastaldon foi o último a deixar o cargo para a atual prefeita Dalvânia Cardoso, que foi a primeira mulher eleita para o comandar o município na história dos 60 anos.

O ex-prefeito Heitor Valvassori será um dos homenageados. Segundo ele, a história dos 60 anos de Içara tem um pouco do trabalho de todos que passaram no cargo. Heitor foi prefeito em dois mandatos distinto: de 1989 até 1992; e de 2005 até 2008. “Todos os prefeitos participaram de forma efetiva para o desenvolvimento do município”, destaca Valvassori, que também foi vereador entre os anos de 1982 até 1988.

O ex-prefeito José Antônio Daltoé também estará presente na cerimônia. Ele foi prefeito entre os anos de 1975 até 1978, quando foi sucedido por João Ramos Rousseng. Uma das obras realizadas por Daltoé foi o Módulo Esportivo de Içara. Ele lembra que viajou para Brasília para tentar recursos para a construção de um ginásio e foi contemplado com o complexo esportivo. Ele também tem ciência que contribuiu para o desenvolvimento do município.

Outro que será homenageado será o ex-prefeito Júlio Cezar Cechinel. Ele foi prefeito do ano 2001 até o ano de 2004. Ele foi secretário de Saúde no primeiro mandato de Heitor Valvassori e ganhou popularidade ficando conhecido como doutor Júlio. Na eleição de 1996 foi derrotado por Bado Pacheco, mas nas eleições de 2000 deu a volta por cima e derrotou Henrique Guglielmi. Ele lembra que um dos destaque foi a construção de mais unidades de saúde e a contratação de mais médicos para o sistema público de saúde.

Os outros ex-prefeitos que são esperados são Arthur Zanolli, eleito para dois mandados, um nos anos 80 e outro nos anos 90; Gentil da Luz, que ficou no poder de 2009 até 2012; e Murialdo Canto Gastaldon, eleito para 2013 até 2016 e reeleito até o ano de 2020.