“Ninguém fez mais pelo Meio Ambiente”

Prefeito de Criciúma Clésio Salvaro comentou ontem a decisão do governo de transformar a Fundação do Meio Ambiente em uma Secretaria. Segundo ele, o projeto faz parte de uma reforma administrativa que vem sendo estudada há meses e que deve ser protocolada nos próximos dias na Câmara de Vereadores. “Esse projeto faz parte da nossa proposta de reforma administrativa e que segue o mesmo lema da nossa administração. Queremos permitir que se faça mais, melhor, de maneira mais rápida e gastando menos. Além do Meio Ambiente a nova secretaria vai tratar de agricultura e sustentabilidade”, destacou. Durante entrevista concedida à Massa FM, o prefeito garantiu que as ações do Meio Ambiente não vão perder força e garantiu que ninguém fez mais pelo setor do que o seu governo. “Ninguém fez mais pelo Meio Ambiente na cidade, nenhum outro governo desenvolveu tantas ações. Observem os parques, a arborização da cidade. Não há enfraquecimento e sim uma mudança para melhor”.

Complexo da Educação

Professora Rose Reynaud, secretária de Educação de Içara, está comemorando a liberação de recursos que vão garantir a transformação do antigo prédio da Secretaria de Educação de Içara em um Centro de Formação Multiprofissional. O recurso foi liberado pelo deputado Júlio Garcia e vai garantir espaço para os psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos, além de receber um laboratório para formação de professores, laboratório de aprendizagem com jogos pedagógicos, espaço para a elaboração dos materiais didáticos especializados, dentre outras salas. “A educação municipal e a população de Içara agradece ao deputado pelo recurso, será muito bem utilizado. O espaço vai auxiliar e muito a educação especializada do município. De ação em ação qualifica-se a educação”, destaca a secretária.

Esgoto

Samae de Morro da Fumaça deve iniciar em 2022 o processo de implantação do Esgotamento Sanitário no município. A informação é do presidente da autarquia. Segundo Rogério Soratto, o projeto está pronto e agora o desafio é garantir recursos para a implantação. “Estamos com a primeira fase do projeto concluída e partindo para a licitação da segunda parte, então buscamos nos adiantar quanto aos recursos para a execução. Morro da Fumaça merece e vai ter seu esgoto tratado nos próximos anos”, argumenta.

Violência

Vereador Giovana Mondardo vai distribuir no sábado na Nereu Ramos um “Violentrômetro”. Trata-se de material informativo elaborado para mostrar a gravidade das mais diversas violências cometidas contra às mulheres. A medida faz alusão ao dia Internacional de Não Violência contra as mulheres. “Percebemos que nos últimos tempos os casos têm aumentado e pensamos em algo simples e de uso para que todos possam utilizar e se informar de como agir ao identificar alguma dessas situações”, destacou Giovana Mondardo.

Black

Em Semana de Black Friday, o comércio vive com a expectativa em alta. Pesquisa feita pela Fecomércio mostra que os catarinenses estão dispostos a aproveitar as promoções e que a grande maioria dos consumidores vai apostar no tradicional comércio de rua. Em Içara, a expectativa é que a data ajude a impulsionar a vendas nesta reta final de novembro e já antecipe o movimento de natal em boa parte das lojas. “Já estamos com um movimento muito positivo e a confiança na data é muito grande. Aos poucos a Black Friday ganha com força seu espaço no nosso calendário de eventos. Muita gente vai aproveitar a promoção para já antecipar compras para o Natal e até para o verão. Nosso único pedido ao lojista é para que a promoção tenha descontos de verdade”, afirma o presidente da CDL de Içara Paulo Brígido.

Empossado

Terceiro suplente do MDB Sérgio Luiz Fernandes, o Serginho Carteiro, foi oficialmente empossado nesta terça-feira e já participou da primeira sessão como parlamentar do Rincão. Ele fica no lugar de Juninho Venturini, que assumiu como Secretário de Turismo.

No Rincão

Ainda durante a sessão desta terça-feira, os vereadores aprovaram projeto encaminhado pelo executivo que institui no município o Plano Municipal de Cargos e Salários dos servidores do Rincão, autarquias, Fundações e administração direta e indireta. O projeto, anseio dos servidores, passou de maneira unânime.