Poeta de cordel esteve na sexta-feira (5) em Içara, onde mostrou um pouco do repertório de sua carreira

Içara

Uma das principais atrações do Festival Literário de Içara foi a palestra show do poeta Braulio Bessa. Cerca de 400 pessoas lotaram o Salão Paroquial da Igreja Matriz São Donato para prestigiar a apresentação do artista. Com uma simplicidade própria do sertanejo que não esquece suas raízes, o poeta, escritor e empreendedor social cearense Bráulio Bessa, encantou o público.

Poeta cordelista desde os 14 anos, Bráulio Bessa é um dos poetas da atualidade mais conhecido do público. Ele tem participações especial no programa Encontro com Fátima Bernardes na Rede Globo. O poeta destacou que já estava com saudade do contato direto com o público. “A sensação que eu tenho é que as pessoas me veem como um familiar e não como um artista”, disse o poeta ao falar do carinho que recebe dos fãs.

A palestra dele trata das dificuldades pessoais até chegar onde se encontra hoje. Dificuldades estas que vão do jovem sonhador nascido na pequena cidade de Alto Santo, com 18 mil habitantes, no Vale Jaguaribano, passando por fatos pitorescos que se tornam engraçados a partir das experiências do dia a dia. Permeado por lições de força de vontade, baseado na defesa de sua gênese cultural, Bráulio consegue, ao mesmo tempo, arrancar risos e lágrimas, sem deixar de tocar o público com mensagens de otimismo e respeito à nossa cultura.

Através da história inspiradora do matuto sonhador do interior do Ceará que, sem precisar abandonar o sertão, Bráulio rompe o paradigma de que palestras são chatas e entediantes, e consegue encantar o público.

Além da palestra, o Festival Literário teve uma programação extensa no dia de ontem com diversas apresentações, como a da Associação Coral de Içara. As estandes de livros também tiveram um forte movimento incentivado pelo vale distribuído pela Administração Municipal aos alunos e professores da Rede Municipal de Ensino. O festiva tem segmento neste sábado com as exposições e mais algumas apresentações.

Programação deste sábado

  • 8h – Abertura da Feira Literária;
  • 9h30 – Apresentações musicais: Colher de Chá, Veveto, Cibele Mdaui e Zunugi Blues;
  • 13h – Encerramento Festival Literário e da exposição Arte Provoca Arte.