Maria Eduarda Pacheco foi convocada pelo presidente da Câmara e compareceu para responder questionamentos dos vereadores

Balneário Rincão

A secretária de Saúde de Balneário Rincão Maria Eduardo Pacheco, a Duda Pacheco, esteve ontem na tribuna da Câmara e Vereadores para fazer uma prestação de contas. Ele foi convocado pelo presidente da Casa Ademar Darolt. Os principais questionamentos que os vereadores fizeram foram com relação aos serviços de fisioterapia e sobre a forma de marcação das consultas, que está sendo através de agendamento. O prefeito Jairo Celoy Custódio e o vice-prefeito Luiz Laurindo estiveram acompanhando a secretária.

A secretária explicou porque não compareceu em outras oportunidades em que foi convocada e agradeceu a Unesc, que a liberou na noite de terça-feira para poder comparecer ao Legislativo. Sobre os serviços de fisioterapia, a secretária detalhou os trabalhos feitos na clínica e também nas visitas domiciliares. Segundo ela, do dia 1º de agosto de 2021 até a presente data foram encaminhados para o serviço 261 pacientes, sendo que 35 foram classificados como urgente, 214 não urgente e 12 como eletivos.

Segundo a secretária, os atendimentos de fisioterapias considerados de urgência são os pacientes do pós-operatório imediato, AVC recente, atraso no desenvolvimento psicomotor para crianças, pós-covid-19 e disfunções respiratória que são agudizadas. Já os atendimentos não urgentes são as doenças adquiridas e que precisão de fisioterapia para uma melhora na qualidade de vida e as eletivas são as dores de joelho, lombares, que são agendadas com mais tempo. O tempo média na fila para os atendimentos de urgência são de 30 a 40 dias, os não urgentes são de cinco a seis meses e as eletivas já estão sendo atendidas na Academia de Saúde através dos grupos criados. “O problema da fila da fisioterapia é devido ao tratamento mais alongado e o tempo médio é de acompanhamento é de quatro a seis semanas”, explicou Duda.

Com relação a fisioterapia domiciliar, Duda Pacheco aponta que quem pode ser atendido são os pacientes acamados ou que estão restritos ao leito. Os atendimentos são realizados através de visitas das equipes de saúde das unidades do município e tem uma profissional que realiza as sessões. São atendidos três pacientes no Centro nas terças-feiras pela manhã, na quarta-feira à tarde são quatro pacientes na Zona Sul, na quinta-feira pela manhã são quatro pacientes na Barra Velha, na quinta-feira à tarde quatro pacientes na Lagoa dos Fretas, e na sexta-feira à tarde são mais quatro pacientes na Pedreira. “Com relação ao questionamento que não estava sendo feitos atendimentos domiciliar, então são 19 atendimentos domiciliar”, relata a secretária.

Sobre os agendamentos, Duda Pacheco coloca que através de solicitação através de consulta pública, a população solicitou que a marcação das consultas fosse feita por agendamento. Segundo ela, esta norma é uma determinação estadual, que o acesso avançado seja implementado nos municípios. “Claro que tudo que é novo gera um pouco de desconforto, um pouco de adaptação, não só das equipes, mas também da população”, destaca. Como funciona o agendamento. Antes o pessoal chegava na unidade nos primeiros dias do mês e depois terminava as autorizações. Agora os agendamentos são feitos todos os dias. “Não precisa ir nas segundas-feiras, porque podem ser marcados nos outros dias”, garante a secretária.

Duda Pacheco apresentou outros indicadores de saúde do município e também falou dos números de vacinação. Ela ainda foi questionada pelos vereadores e tirou todas as dúvidas levantadas.