Na próxima semana

O TRE de Santa Catarina deve colocar na pauta da sessão da próxima terça-feira o julgamento da ação que pede a cassação de toda a bancada do MDB do Legislativo de Içara por suposta fraude eleitoral. O processo foi impetrado pelo suplente Rodrigo Gonçalves (PP) e questiona uma fraude na cota de gênero na eleição do último ano na cidade. Recentemente o parecer da procuradoria eleitoral foi favorável à cassação. Se a ação for julgada improcedente, nada muda; caso ela seja julgada procedente, o documento que homologa as candidaturas será anulado e junto todas as candidaturas. Com isso os votos passam a ser considerados nulos, os eleitos perdem o mandato e a Justiça Eleitoral define a recomposição das cadeiras no legislativo. Se isso acontecer, o PP e o PSD ganham pelo menos mais uma vaga. O PSL também passar a ter representação no Legislativo e o PCdoB também ganharia uma cadeira.

Em São José

Nesta semana, uma ação semelhante teve decisão pela cassação. O caso envolve os vereadores de São José, que devem ser comunicados oficialmente sobre a decisão nas próximas horas.

Na capital

Prefeito de Criciúma Clésio Salvaro e o prefeito de Siderópolis Franqui Salvaro cumpriram agenda na capital do Estado. Na pauta a busca por recursos para os seus municípios. Nesta quinta-feira quem vai para Florianópolis é o prefeito de Forquilhinha, José Cláudio Gonçalves, o Neguinho.

Na educação

Candidato ao governo de Içara na última eleição, Arnaldinho Lodetti cumpriu agenda na capital. Esteve na Secretaria de Educação com o ex-prefeito Gentil da Luz, a vereadora Carla Souza e o presidente da Cooperaliança Reginaldo de Jesus. Na pauta o pedido de recursos para duas creches no município de Içara.

No PDT

Conforme antecipado na última semana, o ex-presidente da Câmara de Içara, Marcio Dalmolin, está indo para o PDT. A informação já havia sido repassada na última semana pelo presidente do partido, Rodrigues Mendes, o Sapinho. Os últimos detalhes foram ajustados durante passagem do deputado Rodrigo Minotto pela cidade. Minotto também aproveitou para conversar com lideranças do partido e do município.

Em Santa Catarina

Tasso Jereissati vai cumprir agenda em Santa Catarina para defender o nome do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, como candidato do PSDB à presidência da República. “O senador abriu mão de sua candidatura para defender e reforça o nome do governador do Rio Grande do Sul. Ele vem defender suas ideias e nós vamos nos reunir para acompanhar. Tudo dentro do processo de debate do PSDB”, explica a deputada Geovania de Sá, presidente Estadual do PSDB.

Lugar algum

O empresário Luciano Hang foi o depoente desta quarta-feira na CPI da Pandemia. Luciano é habilidoso e conseguiu inclusive fazer merchan da sua rede. Mas é preciso reconhecer que ele foi tratado com desrespeito pelos senadores. Você pode até não concordar com as posturas de Hang, mas a CPI reveste alguns senadores de uma soberba impressionante. Muitos ali, repletos de processos se apresentam como os puritanos e donos da verdade. Mais um dia de muito debate em que fomos do nada ao lugar algum.

Revolta

O novo aumento no preço dos combustíveis provocou revolta em muitos caminhoneiros. Em várias cidades do país já há quem defenda uma greve para tentar reduzir o preço do diesel. O movimento não está descartado, mas por ora a categoria deve acompanhar os movimentos do governo e um possível novo reajuste.